Curso de Formação – Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem

Objetivos do Curso

Pretende-se que os professores sejam capazes de: conhecer métodos e estratégias digitais para promoção das competências digitais dos estudantes; desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores; preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais; identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de Infância ou professores dos Ensinos Básico e/ou Secundário. Podem também ser aceites outros candidatos, mediante apreciação de currículo.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os docentes desenvolvam competências ao nível do trabalho com recursos digitais para desenvolvimento de atividades que auxiliem os seus estudantes a desenvolver competências digitais, preparadas de acordo com os documentos normativos do sistema educativo português. Essas competências devem contemplar a capacidade de se apropriarem de diferentes recursos digitais para que no âmbito da formação dos estudantes se desenvolvam atividades nas quais os estudantes tenham oportunidade de compreender como utilizar esses mesmos recursos digitais na construção de conhecimento. Pretende-se também que os formandos sejam capazes de adequar os recursos selecionados às necessidades individuais dos estudantes.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 25 HORAS

Créditos ECTS: 1.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua
2021-06-21 a 2024-01-11