Doutoramento em Design de Media Computacionais

Objetivos do Curso

O programa de doutoramento pretende conferir aos estudantes, nacionais e internacionais, formação científica avançada na confluência do Design com os Media Computacionais, e respetivos métodos de investigação, tendo como objetivos:
- capacitar investigadores para compreenderem e contribuírem para o avanço do objeto e das práticas de Design, bem como dos métodos e técnicas computacionais em Design, em dialética com a inovação dos media computacionais e suas literacias, com os modelos de interação e colaboração, com a perceção e cognição humanas, e com as práticas artísticas;
- capacitar para a realização autónoma de investigação científica interdisciplinar de elevada qualidade;
- capacitar para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico, proporcionando a integração em redes internacionais de conhecimento na área;
- contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e complexo, para a compreensão e exercício do Design de Media Computacionais, enquanto instrumento de inovação social e de transição para um desenvolvimento sustentável.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em diferentes áreas e afins, relacionadas com o ciclo de estudos, nomeadamente Ciências e Informática, Design, Arquitetura, Belas-Artes;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da UO responsável pela sua
edição;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da UO onde pretendam ser admitidos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Ensino Superior em departamentos de Design, Computação e Informática, Estudos de Media, Ciências Cognitivas, Estudos Sociais e similares, Investigação Científica em Instituições de Ensino Superior e Unidades de Investigação , Gestão e prática em agências de Design, Consultoria especializada em projetos de inovação e desenvolvimento, etc.

Regime de Estudo

B-learning

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito.
Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas sessões de seminário. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Compreender o papel dos métodos e tecnologias computacionais no design e estudo de media computacionais inovadores, contribuindo para o avanço das práticas e do corpo de conhecimento em Design de Media Computacionais;
- Investigar nas interseções de: criatividade computacional, modelos e tecnologias de interação, práticas artísticas, arquiteturas, produção de media, comunicação, literacia e critica, percepção e cognição, entre outras áreas relevantes para o entendimento e prática do design e media computacionais;
- Compreender as relações entre a prática do design e o processo de pesquisa, e os seus modos de produção de conhecimento;
- Investigar os desafios na prática do design, participada e plural, de transformação de uma cultura material situada em redes sócio-técnicas;
- Desenvolver o papel do design na inovação social e na transição sustentável, articulando a relação do endógeno, ou local, com as redes de conhecimento cosmopolitas.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Conclusão de um conjunto de unidades curriculares (plano de estudo) que perfaçam um total de 180 ECTS, que incluem a defesa em provas públicas de uma tese original.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento

Plano de Estudos

Design de Media Computacionais

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5974

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-05-19