Doutoramento em Design de Media Computacionais
Objetivos do Curso
O programa de doutoramento pretende conferir aos estudantes, nacionais e internacionais, formação científica avançada na confluência do Design com os Media Computacionais, e respetivos métodos de investigação, tendo como objetivos:- capacitar investigadores para compreenderem e contribuírem para o avanço do objeto e das práticas de Design, bem como dos métodos e técnicas computacionais em Design, em dialética com a inovação dos media computacionais e suas literacias, com os modelos de interação e colaboração, com a perceção e cognição humanas, e com as práticas artísticas;
- capacitar para a realização autónoma de investigação científica interdisciplinar de elevada qualidade;
- capacitar para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico, proporcionando a integração em redes internacionais de conhecimento na área;
- contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e complexo, para a compreensão e exercício do Design de Media Computacionais, enquanto instrumento de inovação social e de transição para um desenvolvimento sustentável.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em diferentes áreas e afins, relacionadas com o ciclo de estudos, nomeadamente Ciências e Informática, Design, Arquitetura, Belas-Artes;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da UO responsável pela sua
edição;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da UO onde pretendam ser admitidos.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Ensino Superior em departamentos de Design, Computação e Informática, Estudos de Media, Ciências Cognitivas, Estudos Sociais e similares, Investigação Científica em Instituições de Ensino Superior e Unidades de Investigação , Gestão e prática em agências de Design, Consultoria especializada em projetos de inovação e desenvolvimento, etc.Regime de Estudo
B-learningLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português e InglêsRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito.Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas sessões de seminário. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Compreender o papel dos métodos e tecnologias computacionais no design e estudo de media computacionais inovadores, contribuindo para o avanço das práticas e do corpo de conhecimento em Design de Media Computacionais;- Investigar nas interseções de: criatividade computacional, modelos e tecnologias de interação, práticas artísticas, arquiteturas, produção de media, comunicação, literacia e critica, percepção e cognição, entre outras áreas relevantes para o entendimento e prática do design e media computacionais;
- Compreender as relações entre a prática do design e o processo de pesquisa, e os seus modos de produção de conhecimento;
- Investigar os desafios na prática do design, participada e plural, de transformação de uma cultura material situada em redes sócio-técnicas;
- Desenvolver o papel do design na inovação social e na transição sustentável, articulando a relação do endógeno, ou local, com as redes de conhecimento cosmopolitas.
Coordenador(es) do Curso
Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atualRequisitos para Obtenção da Qualificação
Conclusão de um conjunto de unidades curriculares (plano de estudo) que perfaçam um total de 180 ECTS, que incluem a defesa em provas públicas de uma tese original.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Pós-doutoramentoPlano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento
Código DGES: 5974
Qualificação Atribuída: Doutor
Duração: 3 Ano(s)
Créditos ECTS: 180.0
Propina Anual: 2750.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
-
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
-
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2021-07-31 a 2027-07-31
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Cr 139/2021
- 2021-05-19
Documentos
Relatório final Comissão de Avaliação Externa
Decisão do Conselho de Administração