Doutoramento em Engenharia Informática

Objetivos do Curso

ciclo de estudos de doutoramento visa proporcionar uma formação científica avançada na área da Engenharia Informática. O ciclo de estudos destina-se tanto a estudantes nacionais como estrangeiros, pretendendo prepará-los para a realização de investigação científica de primeira qualidade, de forma autónoma, nos mais diversos contextos, bem como contribuir para a sua integração em redes internacionais de conhecimento. A atual proposta assenta na experiência adquirida através do Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação, desde a sua criação em 2006. O ciclo de estudos estrutura-se em cinco áreas de especialização de Engenharia Informática e pretende explorar as oportunidades para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico nestas áreas, assim como tirar partido da diversidade de espaços intradisciplinares e interdisciplinares.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Grau de Mestre em Engenharia Informática ou similar;
b) Grau de licenciado em Engenharia Informática ou similar complementado com um excelente curriculum académico e científico.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Indústria e serviços (investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação); ensino superior (docência em Universidades e Institutos Superiores Politécnicos); Laboratórios do Estado e Laboratórios Associados (investigação e desenvolvimento).

Regime de Estudo

Presencial e "blended"

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês e Português

Regras de Avaliação

São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Coimbra (RPUC). As tipologias dos elementos de avaliação são as previstas no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do RAUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes:
- Compreendam e integrem as bases conceptuais e metodológicas da investigação em Engenharia Informática;
- Formulem perguntas de investigação relevantes, perante um novo problema de investigação na área da sua Tese,
bem como sejam capazes de identificar, desenvolver e utilizar abstrações e metodologias apropriadas à abordagem das questões levantadas, com vista à obtenção de soluções originais para o problema em estudo;
- Sejam capazes de avaliar os méritos e as deficiências das soluções encontradas, sob perspetivas diversas, quer em termos absolutos, quer em comparação com soluções alternativas;
- Sejam capazes de expor e discutir, oralmente e por escrito, resultados de investigação quer com os seus pares, quer com não especialistas, num contexto internacional;
- Sejam capazes de interagir em equipa num contexto de investigação, articulando tarefas, cooperando na prossecução de objetivos e integrando resultados.

Coordenador(es) do Curso

Henrique Santos do Carmo Madeira
henrique@dei.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Os candidatos podem solicitar a atribuição de creditação de aprendizagem prévia de acordo com o regulamentado pela Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obter aprovação a todas as disciplinas do plano curricular, num total de 180 ECTS.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Engenharia Informática
Áreas de especialização
Arquiteturas, Redes e Cibersegurança
Computação Centrada no Humano
Metodologias de Programação e Engenharia de Software
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5141

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 14-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-05-14