Curso de Especialização Investigação em Neurociência Cognitiva

Objetivos do Curso

O objectivo do curso é providenciar aos seus alunos formação, com grande ênfase no uso de dados e projecto reais, na área de Neurociência Cognitiva básica (ou seja, não aplicada/clínica) - que neste momento não existe na Universidade de Coimbra – nomeadamente a possibilidade de aprender a fazer investigação em neurociência cognitiva, compreendendo as técnicas mais inovadoras. Ou seja, este curso de especialização pretende dotar os seus alunos com as ferramentas necessárias para a investigação em Neurociência Cognitiva – nomeadamente programação na área da neurociência cognitiva, técnicas essenciais e inovadoras nesta área, e experiência de projeto de investigação. Esta é uma ferramenta extremamente importante para quem quer fazer uma carreira de investigação em Neurociência – a área mais central nos Departamentos de Psicologia melhor classificados nos rankings internacionais - e fazer um doutoramento nesta área.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados ou Mestres em Psicologia, Engenharia Biomédica, Neurociência, Ciência Cognitiva, Ciências da Computação ou áreas afins. Serão ainda aceites outros investigadores cujo currículo escolar, científico ou profissional justifique a utilidade deste curso para a sua formação ou atividade.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes deverão desenvolver competências necessárias à execução de investigação em neurociência cognitiva básica (não aplicada/clínica) – uma área que é de fronteira e requer um conjunto de competências que não são completamente oferecidas na oferta formativa atual. Nomeadamente, os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível 1) da programação virada para a neurociência cognitiva, tanto ao nível de análise de dados como de preparação de experiências; 2) do uso e compreensão de técnicas de neurociência cognitiva, nomeadamente na recolha e análise complexa de dados de neuroimagiologia e outras técnicas neurocientíficas na área da neurociência cognitiva básica; e finalmente 3) competências científicas, de pensamento crítico e outras a serem aprendidas durante a execução de um projecto. Todo o curso é baseado em tutoria 1-para-1 ou 1-para-poucos, e focado na investigação em neurociência cognitiva básica.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não existe reconhecimento.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)

Plano de Estudos

Investigação em Neurociência Cognitiva

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 14.0


Candidaturas

Avisos de Abertura