Mestrado em Engenharia Biomédica

Objetivos do Curso

O Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) tem por objetivo formar profissionais com elevada qualificação técnica e científica, bem como padrões elevados de responsabilidade profissional, social e ética, capazes de aplicar os conceitos e as técnicas da Engenharia à análise e solução de problemas no âmbito da Biologia, da Medicina e da Saúde. Serão profissionais capazes de realizar trabalhos de investigação e/ou de inovação no quadro das tecnologias avançadas relacionadas com a Engenharia Biomédica, em contexto industrial, clínico ou laboratorial, com elevado grau de autonomia.
A formação conferida pelo MEB habilita os seus alunos a responder às atuais necessidades e desafios globais da Engenharia Biomédica, com ênfase nas áreas de especialização de Imagem e Radiação, Instrumentação Biomédica, Biomateriais, Neurociências e Informática Clínica e Bioinformática, e proporciona-lhes as competências técnicas, sociais e interpessoais para intervir e liderar nestes domínios de especialização.

Condições de Acesso e Ingresso

Primeiro ciclo em Engenharia Biomédica, Bioengenharia, Engenharia Biológica ou área afim, ou ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a coordenação do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

As principais saídas profissionais dos Engenheiros Biomédicos são as empresas tecnológicas ligadas à área da Saúde, em que o seu campo de ação vai desde o desenvolvimento de instrumentação biomédica, até à utilização de biomateriais em aplicações clínicas, passando por tecnologias de imagiologia médica e reconstrução de imagem, uso de radiação em diagnóstico e terapia, desenvolvimento de software de monitorização e de análise de dados recolhidos em aplicações médicas, investigação em neurociências, entre muitas outras. Podem desempenhar funções científicas e técnicas especializadas em sectores - Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação – ligados à saúde, desde atividades de consultadoria até operação e monitorização de equipamento médico, controlo de qualidade de procedimentos, etc. Os Engenheiros Biomédicos são recrutados maioritariamente por empresas de equipamento e instrumentação médica e de material farmacêutico, por clínicas e hospitais (nas áreas de engenharia clínica e de manutenção e monitorização de equipamentos e instalações), por laboratórios de investigação e desenvolvimento públicos e de grandes empresas, etc.

Regime de Estudo

Diurno/ Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

As regras de avaliação e classificação aplicáveis são as do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra, Regulamento 321/2013, de 23 de agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O objetivo do Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) é a formação de profissionais qualificados de Engenharia, capazes de acompanhar e intervir a nível da inovação científica e tecnológica na área da Medicina e da Biologia, incluindo em contexto de investigação.
No final, os alunos deverão:
- Possuir uma formação sólida em Engenharia Biomédica, com formação específica numa das áreas de especialização do MEB.
- Possuir competências que lhes permitam a aprendizagem contínua e autónoma, garantindo a sua atualização ao longo da vida ativa.
- Ser capazes de intervir a nível da inovação nos domínios da Engenharia Biomédica, resolvendo problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares.
- Ser capazes de trabalhar autonomamente, assumindo responsabilidades no planeamento e gestão de projetos e estruturas na área da Engenharia Biomédica.
- Ser capazes de formar e coordenar equipas interdisciplinares em instituições na área das ciências médicas e biológicas.

Coordenador(es) do Curso

João Manuel Rendeiro Cardoso
jmrcardoso@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção dos 90 ECTS obrigatórios e de 30 ECTS opcionais, incluindo a apresentação e defesa pública de uma Dissertação de Mestrado.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Mestrado em Engenharia Biomédica dá acesso a formação de 3º Ciclo em áreas afins.

Plano de Estudos

Percursos
Biomateriais
Imagem e Radiação
Informática Clínica e Bioinformática
Instrumentação Biomédica
Neurociências

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9568

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 115/2021

2021-04-28

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Publicação em Diário da República

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos