Mestrado em Engenharia Biomédica

Objetivos do Curso

O Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) tem por objetivo formar profissionais com elevada qualificação técnica e científica, bem como padrões elevados de responsabilidade profissional, social e ética, capazes de aplicar os conceitos e as técnicas da Engenharia à análise e solução de problemas no âmbito da Biologia, da Medicina e da Saúde. Serão profissionais capazes de realizar trabalhos de investigação e/ou de inovação no quadro das tecnologias avançadas relacionadas com a Engenharia Biomédica, em contexto industrial, clínico ou laboratorial, com elevado grau de autonomia.
A formação conferida pelo MEB habilita os seus alunos a responder às atuais necessidades e desafios globais da Engenharia Biomédica, com ênfase nas áreas de especialização de Imagem e Radiação, Instrumentação Biomédica, Biomateriais, Neurociências e Informática Clínica e Bioinformática, e proporciona-lhes as competências técnicas, sociais e interpessoais para intervir e liderar nestes domínios de especialização.

Condições de Acesso e Ingresso

Primeiro ciclo em Engenharia Biomédica, Bioengenharia, Engenharia Biológica ou área afim, ou ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a coordenação do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

As principais saídas profissionais dos Engenheiros Biomédicos são as empresas tecnológicas ligadas à área da Saúde, em que o seu campo de ação vai desde o desenvolvimento de instrumentação biomédica, até à utilização de biomateriais em aplicações clínicas, passando por tecnologias de imagiologia médica e reconstrução de imagem, uso de radiação em diagnóstico e terapia, desenvolvimento de software de monitorização e de análise de dados recolhidos em aplicações médicas, investigação em neurociências, entre muitas outras. Podem desempenhar funções científicas e técnicas especializadas em sectores - Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação – ligados à saúde, desde atividades de consultadoria até operação e monitorização de equipamento médico, controlo de qualidade de procedimentos, etc. Os Engenheiros Biomédicos são recrutados maioritariamente por empresas de equipamento e instrumentação médica e de material farmacêutico, por clínicas e hospitais (nas áreas de engenharia clínica e de manutenção e monitorização de equipamentos e instalações), por laboratórios de investigação e desenvolvimento públicos e de grandes empresas, etc.

Regime de Estudo

Diurno/ Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

As regras de avaliação e classificação aplicáveis são as do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra, Regulamento 321/2013, de 23 de agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O objetivo do Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) é a formação de profissionais qualificados de Engenharia, capazes de acompanhar e intervir a nível da inovação científica e tecnológica na área da Medicina e da Biologia, incluindo em contexto de investigação.
No final, os alunos deverão:
- Possuir uma formação sólida em Engenharia Biomédica, com formação específica numa das áreas de especialização do MEB.
- Possuir competências que lhes permitam a aprendizagem contínua e autónoma, garantindo a sua atualização ao longo da vida ativa.
- Ser capazes de intervir a nível da inovação nos domínios da Engenharia Biomédica, resolvendo problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares.
- Ser capazes de trabalhar autonomamente, assumindo responsabilidades no planeamento e gestão de projetos e estruturas na área da Engenharia Biomédica.
- Ser capazes de formar e coordenar equipas interdisciplinares em instituições na área das ciências médicas e biológicas.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Está previsto o reconhecimento da formação anterior dos candidatos, bem como da sua experiência profissional, a qual é analisada cuidadosamente pela Comissão de Coordenação do Mestrado. A creditação de formação anterior e/ou de experiência profissional será realizada de acordo com os procedimentos definidos pelo Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, após requerimento dos candidatos.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção dos 90 ECTS obrigatórios e de 30 ECTS opcionais, incluindo a apresentação e defesa pública de uma Dissertação de Mestrado.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Mestrado em Engenharia Biomédica dá acesso a formação de 3º Ciclo em áreas afins.

Plano de Estudos

Percursos
Biomateriais
Imagem e Radiação
Informática Clínica e Bioinformática
Instrumentação Biomédica
Neurociências

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 9568

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-04-28