Mestrado em Engenharia Física

Objetivos do Curso

O Mestrado em Engenharia Física tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma forte formação em áreas de especialidade da Engenharia Física, desenvolvendo a capacidade de aplicar princípios científicos e de engenharia na resolução de problemas multidisciplinares em áreas tradicionais da Engenharia Física (as tecnologias associadas à Física Moderna), motivando a sua capacidade de aprendizagem ao longo da sua carreira e dando-lhe o treino profissional necessário à inserção no mercado de trabalho. Esta estratégia de formação está próxima dos modelos defendidos por diversas associações internacionais (entre outras, a FEANI - Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenheiros, a SEFI - Société Européenne pour la Formation des Ingénieurs, e a CESAER - Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research), bem como a Ordem dos Engenheiros.

Condições de Acesso e Ingresso

Primeiro ciclo em Engenharia Física, Engenharia Física e Tecnológica ou área afim, ou ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a coordenação do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais são nas áreas de instrumentação médica e industrial, novos materiais, controlo e gestão, controlo de qualidade, manutenção, desenvolvimento de software, docência e investigação no Ensino Superior e em laboratórios de investigação. Encontram-se engenheiros físicos em grandes grupos nacionais e internacionais (TAP, Soporcel, Ford, Revigrés, Roca, EDP, Edinfor, Sonae, Cofina, Siemens, Opel, Kuka, ABB). Outros destes profissionais estão em pequenas e médias empresas (sobretudo em áreas de instrumentação e de software), nalguns casos como empreendedores. Há também engenheiros físicos que fazem investigação no CERN.

Regime de Estudo

Diurno/ Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

As regras de avaliação e classificação aplicáveis são as do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra, Regulamento 321/2013, de 23 de agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O objetivo do Mestrado em Engenharia Física (MEF) é a formação de profissionais qualificados em engenharia, capazes de acompanhar e intervir a nível da inovação científica e tecnológica nas áreas de instrumentação, sensores, ótica moderna, materiais, incluindo em contexto de investigação. No final, os alunos deverão:
- Possuir uma formação sólida em Engenharia Física.
- Possuir competências que lhes permitam a aprendizagem contínua e autónoma, garantindo a sua atualização ao longo da vida ativa, nas áreas de instrumentação, sensores, ótica moderna e materiais, e na simulação e modelação de processos e sistemas.
- Ser capazes de intervir a nível da inovação nos domínios da Engenharia Física, resolvendo problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares.
- Ser capazes de trabalhar autonomamente, assumindo responsabilidades no planeamento e gestão de projetos e estruturas na área da Engenharia.

Coordenador(es) do Curso

António Adriano Castanhola Batista
castanhola@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Este reconhecimento está previsto em regulamentação própria da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção dos 78 ECTS obrigatórios e de 42 ECTS opcionais, incluindo a apresentação e defesa de um Projeto de Mestrado.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Mestrado em Engenharia Física dá acesso a formação de 3º Ciclo em áreas afins.

Plano de Estudos

Engenharia Física

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2021
Data de fim: 17-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-03-19