Mestrado em Engenharia Mecânica

Objetivos do Curso

A formação académica do Mestre Engenheiro Mecânico, na Universidade de Coimbra, visa prepará-lo para a conceção de máquinas e processos; para a conceção e a fabrico de peças e máquinas em geral; utilizando técnicas convencionais ou recorrendo a técnicas emergentes, para ações de desenvolvimento na área energética e ambiental; para a gestão da produção; para manutenção de equipamentos; para atuarem como empreendedores nas áreas industriais afins. A formação ao nível do segundo ciclo confere formação nos vários domínios da engenharia mecânica proporcionando aos estudantes uma base sólida para a resolução de problemas, desenvolver procedimentos e integrar os conhecimentos de diferentes áreas, o que permitirá ter uma fácil integração no mercado de trabalho. O Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM) tem como objetivo formar profissionais com altas qualificações técnicas e científicas, bem como elevados padrões de responsabilidade profissional, social e ética, capazes de aplicar conceitos e técnicas de Engenharia à análise e resolução de vários e complexos problemas de engenharia.

Condições de Acesso e Ingresso

Primeiro ciclo em Engenharia Mecânica, Engenharia e Gestão Industrial, ou área afim, ou apresentar um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da unidade orgânica como adequado para a realização deste 2º ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Indústrias de fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos; Empresas de produção de energia e climatização; Atividades de manutenção e gestão de operações; Gestão de manutenção e reparação automóvel. Os alunos que terminem o Mestrado em Engenharia Mecânica apresentam competências para prosseguir para doutoramento ou enveredar pela investigação.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral; Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Existem diversas regras de avaliação em função da tipologia da unidade curricular. A avaliação pode organizar-se segundo um de dois regimes: avaliação periódica ou avaliação por exame final. No último caso, os estudantes têm acesso a duas épocas de avaliação (a época normal e a época de recurso) que têm lugar por esta ordem, após as 14 semanas de lecionação constituintes do semestre letivo. A avaliação periódica integra diferentes modalidades de avaliação, que podem ter um carácter mais prático ou mais teórico. A realização de trabalhos é também uma das modalidades de avaliação periódica admissível. O método de avaliação de cada unidade curricular consta da respetiva ficha de avaliação curricular (FUC). A classificação final é traduzida numa escala de 0 a 20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Capacidade para integrar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia. Capacidade para implementar programas experimentais, realizar experiências, analisar e interpretar os resultados. Capacidade para projetar sistemas complexos atendendo aos constrangimentos económicos, ambientais, sociais, éticos, de segurança e às limitações de produção e sustentabilidade. Capacidade para liderar equipas de engenharia multidisciplinares. Capacidade para identificar, formular e resolver problemas de engenharia usando ferramentas modernas e adequadas. Após completarem o Mestrado em Engenharia Mecânica os alunos devem possuir uma formação sólida, com formação específica numa das duas áreas de especialização oferecidas neste mestrado. Devem ainda ter adquirido competências que lhes permitam autonomia para dar resposta aos desafios que lhes forem sendo colocados.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aprendizagem prévia pode ser reconhecida de acordo com o regulamento da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Lei nº 46/86, de 14 de outubro, DL 74/2006, de 24 de março, com as posteriores alterações, Portaria 782/2009, de 23 de julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Mestrado em Engenharia Mecânica prevê dois anos de frequência de unidades curriculares obrigatórias (105 ECTS) e opcionais (15 ECTS), totalizando 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Mestrado em Engenharia Mecânica permite o acesso a formação de 3º ciclo em Engenharia Mecânica, ou áreas afins.

Plano de Estudos

Percursos
Energia e Ambiente
Produção e Projeto

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2021
Data de fim: 17-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-02-18