Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

Objetivos do Curso

Este mestrado visa preparar os estudantes para o exercício da Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, dotando-os dos conhecimentos científicos indispensáveis à compreensão de um modelo multinível de intervenção no qual se situa a ação do psicólogo a trabalhar em contextos educativos, das competências técnicas (conjunto integrado de aptidões, capacidades e atitudes necessários à resolução dos problemas colocados na prática profissional em contextos educativos) e das competências de investigação (conjunto integrado de conhecimentos e capacidades necessários à conceção e realização de investigações no domínio lato da Psicologia da Educação), indispensáveis às exigências profissionais do exercício da Psicologia nesta especialidade, habilitando os estudantes para a realização do estágio profissional na OPP, condição indispensável para a obtenção da carteira profissional.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem ingressar no MPEDA a)Titulares do grau de Licenciado em Psicologia ou equivalente legal (Ciências Psicológicas); b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, na área da Psicologia, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Psicologia.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Acesso à realização de estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e posterior inscrição na referida ordem, obrigatória para o exercício da profissão. Prática psicológica (avaliação e/ou intervenção) em contextos educativos formais (agrupamentos escolares/escolas não agrupadas, instituições de ensino superior), não formais (universidades seniores, lares de terceira idade, centros de dia e instituições similares, autarquias), serviços de pedopsiquiatria, centros educativos, IPSS e associações de intervenção comunitária, Organizações Não Governamentais (ONG’s), ANIP e instituições de intervenção precoce, centros de formação desportiva (ex.: Dragon Force), instituições de reabilitação psicossocial e de saúde mental, centros de emprego e formação profissional, clínicas/serviços de aconselhamento privados. O perfil ocupacional corresponde ao que está definido pela OPP (2017) no documento “Perfil dos Psicólogos da Educação”.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas uc’s no ano letivo a que as provas dizem respeito nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da UC. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes ex.: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos práticos/de campo, bem como projetos, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada uc pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados. A classificação de cada estudante, para cada uc, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma uc compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública através da ficha anual de uc, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC e das Normas de Avaliação da FPCEUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em consideração referenciais técnico-científicos propostos e/ou validados pelo ME e pela OPP, bem como o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de junho, que estabelece as bases de uma escola inclusiva:
- Conhecimento dos principais fatores que possibilitam a remoção das barreiras à aprendizagem e a criação de contextos inclusivos;
- Conhecimentos sólidos nos domínios da promoção da saúde psicológica e do desenvolvimento ao longo da vida;
- Conhecimento dos principais modelos, consolidados e emergentes, de apoio às transições e à gestão autónoma da carreira;
- Competências nos domínios da consultoria colaborativa, da avaliação neuropsicológica, das NEE e de carreira e da intervenção precoce;
- Competências para a intervenção psicológica e psicopedagógica nos domínios académico, socio-emocional, comportamental e vocacional;
- Capacidade para elaborar pareceres e relatórios técnico-científicos;
- Capacidade para avaliar a eficiência e a eficácia das intervenções realizadas.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Universidade de Coimbra, através das suas unidades orgânicas de ensino, credita formação anterior ou experiência profissional, com vista ao prosseguimento de estudos para obtenção de grau académico ou diploma, de acordo com o regime jurídico definido pelo DL 74/2006, de 24 de março, republicado no DL 65/2018, de 16 de agosto. Esta creditação é concedida ao abrigo do Regulamento de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, publicado como Regulamento nº 191/2014, de 15 de maio, retificado pelo Despacho nº 10067/2017, de 21 de Novembro.

Enquadramento Legal da Qualificação

O presente ciclo de estudos atribui o grau de mestre segundo os princípios dispostos no DL 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual, republicado no DL 65/2018, de 16 e Agosto.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de Mestre é conferido a quem realizar, com aproveitamento, o conjunto de unidades curriculares contempladas no plano de estudos do MPEDA, perfazendo um total de 120 ECTS, que incluem a realização e discussão pública de uma dissertação e de um relatório de estágio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Ao conferir o grau de Mestre, este curso possibilita o acesso a cursos de terceiro ciclo (Doutoramento)

Plano de Estudos

Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2021
Data de fim: 17-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022