Mestrado em Psicologia Clinica Forense

Objetivos do Curso

Promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências para o exercício da prática psicológica em contexto forense, ao nível da avaliação (neuro)psicológica e da intervenção, nomeadamente com agressores,
vítimas e famílias. Promover o conhecimento e o desenvolvimento de competências de pesquisa científica para consolidar a investigação na área da Psicologia Forense e conhecer os processos subjacentes à construção e validação dos instrumentos de avaliação (neuro)psicológica forense, bem como ao desenho e validação de intervenções.

Condições de Acesso e Ingresso

Poderão ingressar no MCF os a) Titulares do grau de Licenciado em Psicologia ou equivalente legal; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, na área da Psicologia, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Psicologia; c) Detentores de um curriculum escolar, científico
ou profissional na área da Psicologia Forense que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Acesso à realização de estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e posterior inscrição na referida ordem, obrigatória para o exercício da profissão. Prática psicológica (avaliação e/ou intervenção) em: equipas de assessoria aos tribunais, estabelecimentos prisionais, centros educativos, casas de acolhimento residencial para vítimas (crianças, jovens, adultos e idosos), comissões de proteção de crianças e jovens, instituto nacional de medicina legal e ciências forenses (INMLCF); entidades de assessoria no âmbito de acidentes de viação, de trabalho, de incapacidade por doença física/mental; entidades de intervenção com famílias envolvidas em problemáticas judiciais.

Regime de Estudo

Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação, enquanto atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos/as estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, e o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos/as a provas de avaliação os/as estudantes inscritos/as nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos/as nessas provas quando tal inscrição for necessária (nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra -RPUC). Entendem-se por elementos de avaliação: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, projetos individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados/as os/as estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Após a conclusão do mestrado, os alunos serão capazes de:
-Analisar um pedido e planificar uma resposta ajustada
-Definir, fundamentadamente, o protocolo de avaliação (neuro)psicológica ajustado às solicitações feitas pelas entidades competentes
-Elaborar relatórios, a partir da informação recolhida pela aplicação do protocolo de avaliação, que respondam aos requisitos formulados pelas entidades solicitantes e apoiem uma tomada de decisão fundamentada
-Realizar intervenções individuais/grupais com vítimas (crianças, jovens, adultos e idosos)
-Realizar intervenções estruturadas com agressores, juvenis e adultos, em formato individual/grupal, em contextos comunitários e de reclusão; -Realizar intervenções na área da disputa parental e proteção de crianças e jovens
-Responder como perito em questões judiciais
-Desenvolver projetos de investigação para validação de instrumentos de avaliação e para avaliação do impacto de programas de intervenção com vítimas e de reabilitação de agressores.

Coordenador(es) do Curso

Daniel Maria Bugalho Rijo
uc35812@uc.pt

Isabel Maria Marques Alberto
isamaria@fpce.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualficação tem enquadramento no DL 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, Portaria 782/2009, de 23 de julho)

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização, com aproveitamento, de um conjunto de unidades curriculares que perfazem um total de 120 ECTS e que incluem também a realização de relatório de estágio e de uma dissertação com discussão pública.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3º ciclo.

Plano de Estudos

Psicologia Clinica Forense

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: MB85

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-01-28