Mestrado em Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação

Objetivos do Curso

O Mestrado tem carácter prático, aplicado e profissionalizante.
Pretende:
1.Preparar os estudantes para o exercício especializado da Neuropsicologia, uma área de certificação avançada, dentro da P. Clínica e da Saúde, reconhecida pela OPP.
2.Promover a aquisição e aplicação de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de várias competências necessárias para a futura prática profissional, incluindo: 2.1. construção, validação e uso de testes neuropsicológicos e outros instrumentos em contextos de avaliação neuropsicológica; 2.2. desenho, implementação e validação empírica de programas e intervenções neuropsicológicas (reabilitação, neuroaconselhamento, neuropsicoterapia); 2.3. domínio de metodologias (estatística, tecnologias de informação, elaboração de relatórios, estudo de caso).
3.Abranger todo o ciclo de vida com um foco particular no envelhecimento.
4.Promover o exercício de um “saber fazer” (baseado na evidência científica) e um “saber ser” (eticamente fundamentado).

Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do grau de Licenciado em Psicologia ou equivalente legal; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, na área da Psicologia, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Psicologia; d) Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional na área da Psicologia ou Neuropsicologia que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da instituição como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Acesso à realização de estágio profissional tutelado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e posterior inscrição na referida ordem, que é obrigatória para o exercício da profissão. Empregadores: Serviços na área da saúde (Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde), nomeadamente nas áreas da neuropsicologia, neurologia, psiquiatria, geriatria, pediatria, medicina legal; Serviços ligados à Segurança Social, incluindo Instituições e Serviços de Solidariedade Social (e.g., associações de apoio a pessoas idosas, centros geriátricos);Serviços de Psicologia nas escolas em diferentes níveis de ensino; Prática privada em Consultórios, Clínicas e Centros de Consulta Psicológica; Centros Pedagógicos, Serviços de Educação Especial e Reabilitação; Serviços de reinserção social; Investigação aplicada (Centros de I&D).

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos constitui uma atividade pedagógica intrínseca às atividades de ensino. Tem como objetivo, reconhecer as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, a capacidade de comunicação/expressão escrita e oral. São estabelecidas regras de avaliação específicas para cada unidade curricular, de acordo com a regulamentação académica da UC e com as Regras de avaliação da FPCEUC, sendo a classificação final um número inteiro de valores compreendido entre 0 a 20. Uma classificação final, a uma unidade curricular, igual ou superior a 10 valores confere a aprovação à mesma. Exemplos de tarefas de avaliação incluem o exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, individuais ou em grupo, estudo de caso, relatórios, projetos, que poderão ter de ser defendidos oralmente, participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública através da ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- Responder a pedidos de avaliação neuropsicológica (ANP), com recurso a protocolos fundamentados na evidência científica;
- Planificar a resposta considerando diversos tipos de problemas (e.g., declínio cognitivo ligeiro, demência, lesão cerebral traumática, epilepsia, dificuldades de aprendizagem outras perturbações neuropsiquiátricas ou do neurodesenvolvimento, efeitos neuropsicológicos de perturbações ou tratamentos médicos);
- Caracterizar o funcionamento neuropsicológico de casos complexos envolvendo co-morbilidades médicas e neuropsiquiátricas, com elaboração de Relatório Neuropsicológico a pedido de outros profissionais (médicos, professores, ...) ou entidades (famílias, tribunais) que respondam aos pedidos e necessidades de avaliação e intervenção e apoiem decisões fundamentadas;
- Implementar intervenções de reabilitação, neuroaconselhamento e psicoterapêuticas;
- Desenvolver investigação orientada para o desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e de programas de reabilitação.

Coordenador(es) do Curso

Ana Rita Esteves de Sousa e Silva
ana.rita.ess@gmail.com

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
uc34811@uc.pt

Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves
uc46239@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Bruno Cecílio de Sousa
uc41501@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

O presente ciclo de estudos atribui o grau de Mestre segundo os princípios dispostos no DL 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, republicado no DL 65/2018, de 16 e Agosto.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização, com aproveitamento, de um conjunto de unidades curriculares que perfazem um total de 120 ECTS e que incluem igualmente a realização de um relatório de estágio e de uma dissertação com defesa/discussão pública.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Ao conferir o grau de Mestre, este curso possibilita o acesso a estudos de terceiro ciclo, doutoramento.

Plano de Estudos

Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: MB89

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 33/2021

2021-02-18

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Decisão do Conselho de Administração