Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Objetivos do Curso

O objetivo geral principal do ciclo de estudos é dar formação básica, mas sólida, nos diversos domínios da Engenharia do ambiente, proporcionando aos estudantes uma formação sólida em áreas estruturantes, tais como matemática, química, física e computação, para além de formação básica em áreas específicas da engenharia do ambiente ligadas às diversas tecnologias e intervenções no território, ambiente natural e construído destinadas a preencher as necessidades da sociedade.

Complementarmente, pretende-se encorajar os estudantes a valorizar algumas competências e atitudes pessoais necessárias ao exercício da profissão, nomeadamente o espírito científico e a criatividade, o sentido crítico e o de responsabilidade, a capacidade de aprender autonomamente, a capacidade para interagir e trabalhar em grupo e em equipas interdisciplinares, a capacidade de auto adaptação, a capacidade de comunicação, a ética, a capacidade de liderança, a autoexigência, o ecumenismo cultural, a valorização do conhecimento, bem como fomentar o empreendedorismo e a criação de empresas inovadores apoiadas em investigação científica.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Um dos seguintes conjuntos:
07 Física e Química
19 Matemática A
ou
02 Biologia e Geologia
19 Matemática A

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 100 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Sendo uma Licenciatura de 1º ciclo com 3 anos de duração, espera-se que os estudantes que frequentem este ciclo de estudos adquiram a formação básica em engenharia do ambiente, que lhes permita ingressar num curso de mestrado de 2º ciclo, o qual irá complementar o conhecimento, adquirindo após a frequência destes 2 ciclos de estudos as valências mínimas para uma fácil integração no mercado de trabalho, nacional e internacional, em domínios relacionados com a engenharia do ambiente.
As valências adquiridas nesta Licenciatura podem permitir a integração no mercado de trabalho como técnico superior. Sendo a engenharia uma atividade regulada, o exercício de funções de um licenciado em engenharia do ambiente serão aquelas permitidas pelas Ordens profissionais.

Regime de Estudo

Diurno/ Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

As regras de avaliação são definidas para cada unidade curricular de acordo com os Regulamentos da Universidade de Coimbra. Em todas as unidades curriculares, a classificação final será de 0 a 20 valores, sendo considerado aprovado o estudante que obtenha pelo menos uma classificação de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Pretende-se que, no fim do ciclo de estudos, os estudantes tenham adquirido conhecimentos teóricos fundamentais, ao nível das ciências básicas (matemática, física, química e computação) e das diversas áreas de atuação da engenharia do ambiente, que lhes possibilitem fomentar a capacidade de compreensão e análise de problemas de diversa índole, bem como o ingresso num mestrado de 2º ciclo em engenharia do ambiente, ou áreas afins. Paralelamente, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
- Reconhecer, identificar e compreender os principais problemas nos diversos domínios da engenharia do ambiente,
- Para problemas simples, definir estratégias e técnicas de intervenção que possibilitem a resolução de diversos problemas tecnológicos e de território associados ao ambiente;
- Conceber, dimensionar e construir diversos tipos de infraestruturas de engenharia do ambiente com reduzido grau de complexidade.;
- Dar os primeiros passos na investigação e pesquisa no domínio da engenharia do ambiente;
- Trabalhar em equipas multidisciplinares;
- Desenvolver o espírito de grupo, auto-responsabilidade, auto-disciplina, auto-aprendizagem e auto-confiança de modo a promover a capacidade de abordagem a novas temáticas.

Coordenador de mobilidade

José Paulo Pereira de Gouveia Lopes de Almeida
jppgla@dec.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Se solicitado pelo estudante, será avaliada a possibilidade de creditação de aprendizagem prévia relevante (profissional ou académica), de acordo com os Regulamentos de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Licenciado, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias do ciclo de estudos (180 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Ao conferir o grau de licenciado, este ciclo de estudos permite o acesso a estudos do segundo ciclo, limitado ao quadro de condicionantes definido por cada mestrado.

Plano de Estudos

Engenharia do Ambiente

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 13-09-2021
Data de fim: 17-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2021-02-10