Licenciatura em Psicologia

Objetivos do Curso

A licenciatura em gestão procura fornecer aos estudantes as competências necessárias para poderem exercer a profissão de gestor de organizações privadas e públicas.

Condições de Acesso e Ingresso

Um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso: Matemática A (19) ou Matemática A (19) e Economia (04) ou Matemática A (19) e Português (18).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Os/As licenciados/as em Gestão encontram-se habilitados/as para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recursos humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com as competências adquiridas na licenciatura em gestão, os estudantes ficarão também preparados para aceder a um programa de pós-graduação (2 º ciclo) em qualquer das áreas especializadas da gestão. Na sua estrutura científica de base, proporciona aos alunos conhecimentos nos domínios relevantes da gestão, bem como um conjunto de conhecimentos essenciais em áreas sociais e técnicas, tais como economia, métodos quantitativos, direito, história, e sistemas de informação. A licenciatura em gestão procura ainda facultar aos estudantes oportunidades de desenvolvimento pessoal relevantes para a vida ativa, assim como promover a mobilidade internacional de estudantes e docentes. Estrutura Curricular: A Licenciatura em Gestão, com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos por unidades curriculares obrigatórias (150 ECTS) e optativas (30 ECTS). As unidades curriculares obrigatórias pertencem às seguintes áreas científicas: Gestão (84 ECTS), Métodos Quantitativos (26 ECTS), Economia (18 ECTS), Sistemas de Informação (10 ECTS), Direito (6 ECTS) e História (6 ECTS). Os/as estudantes que reúnam pelo menos 30 ECTS em unidades curriculares de opção numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Gestão, Sociologia ou Relações Internacionais) obtêm um menor nessa área científica. Os menores consistem em componente secundárias específicas que abrangem áreas disciplinares da FEUC, segundo o Plano Curricular indicativo, que permitem alargar as competências adquiridas, reforçando, assim, a sua preparação em áreas específicas do seu interesse.

Coordenador(es) do Curso

Carlos Alberto Esteves Ferreira Gomes
cfgomes@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Lina Paula David Coelho
lcoelho@fe.uc.pt

Margarida Isabel Ferreira Santos
misa@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12470/2012, de 24 de setembro, publica a estrutura e o plano de estudos da Licenciatura.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS repartidos por 150 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 30 ECTS em unidades curriculares optativas. As unidades curriculares optativas,poderão ser selecionadas de um leque interdisciplinar de unidades curriculares de 1º Ciclo oferecidas na FEUC. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Sociologia e Relações Internacionais) permite a obtenção do grau de licenciado em Gestão com um menor nessa área científica.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O acesso ao Mestrado em Gestão é garantido a todos/as os/as que tiverem concluído, na FEUC, o 1º Ciclo nesta área, no ano lectivo imediatamente anterior.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Psicologia
Áreas de especialização
Licenciatura em Gestão
Variante com Menor

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9219

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 15-09-2014
Data de início (primeiro ano): 15-09-2014
Data de fim: 20-12-2014
2º Semestre
Data de início: 09-02-2015
Data de fim: 02-06-2015

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18

Documentos

27_2012_Decisão do Conselho de Administração

19_2012_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

17_2012_Guião de autoavaliação