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Mestrado em Marketing

Faculdade de Economia

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Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9314

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Coordenador(es) do Curso

Arnaldo Fernandes Matos Coelho (acoelho@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Objectivos: O programa de Mestrado em Marketing preenche uma enorme lacuna nas ofertas de formação pós-graduada nesta região do país. Alicerçado num corpo docente jovem, qualificado, altamente motivado e com grande experiência internacional, numa equipa de apoio caracterizada por um elevado profissionalismo e dispondo de instalações modernas e funcionais, pretende ser um programa diferente quer na forma quer nos conteúdos. Procurar-se-á combinar a formação tradicional em sala com uma formação de natureza mais vivencial, reforçando as interacções entre os participantes e o trabalho de grupo. A gestão simulada, a formação outdoor que tem o ponto alto no nosso Challenge Programme, a Business Clinic e a cooperação com empresas, são algumas das actividades que irão enriquecer e tornar este programa ainda mais aliciante. Uma arquitectura aberta e altamente flexível permite conciliar as pretensões por uma formação de carácter generalista com as mais vincadas necessidades de especialização. Nestes termos, pretende-se que o programa concebido dê uma resposta eficaz a dois tipos de necessidades fundamentais:
- O reforço das competências específicas no domínio do Marketing, após uma formação de banda larga que caracteriza as actuais licenciaturas, que permita melhorar o posicionamento no mercado de trabalho;
- O reforço das competências de natureza pessoal, susceptíveis de potenciar o relançamento e consolidação das carreiras profissionais dos seus titulares, nomeadamente nos domínios da comunicação, liderança e negociação.
Estrutura Curricular: O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado por seis trimestres. O 1º ano é constituído por 2 conjuntos de unidades curriculares: um conjunto de unidades curriculares obrigatórias, que visam uniformizar os conhecimentos e a linguagem dos participantes do curso à volta de um conjunto de competências básicas no domínio da Gestão e do Marketing (correspondentes a 27,5 ECTS) e um conjunto de unidades curriculares opcionais em Marketing e em Gestão Geral, que têm como objectivo dar aos participantes a possibilidade de orientarem a sua formação (correspondentes a 32,5 ECTS).
Regime de Estudo
As sessões lectivas decorrem sexta-feira e sábado.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os/as mestres em Marketing possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere
ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro. O despacho n.º 8850/2008 de 26 de Março publica a estrutura curricular e o plano de estudos do curso.
Saídas Profissionais
Os/As mestres em Marketing possuem habilitações especializadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais nomeadamente nos domínios da comunicação, liderança e negociação.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é obtido após conclusão com aproveitamento de 60 ECTS na parte lectiva (com aprovação a todas as disciplinas obrigatórias), 40 dos quais com a notação de pelo menos 14 valores e a conclusão com êxito da respectiva dissertação. Aos estudantes que tenham obtido aprovação nas unidades curriculares que compõem o primeiro ano lectivo do ciclo de estudos, completando 60 ECTS é atribuído um Certificado de Estudos Especializados em Marketing.
Se o aluno desejar obter também um diploma de MBA em Marketing, além da aprovação nas unidades curriculares dos três primeiros trimestres (60 ECTS), deverá obter aprovação em mais 12 ECTS e realizar, com aproveitamento, um Projecto de MBA em Marketing (correspondente a 40 ECTS) sob a supervisão de um docente (esta opção implica o pagamento de uma propina adicional).

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Trimestre(s)
Data de início: 06-10-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Trimestre(s)
Data de início: 19-01-2018
Data de fim: 14-04-2018
3º Trimestre(s)
Data de início: 04-05-2018
Data de fim: 14-07-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-06-05 a 2019-06-04
R/A-Ef 3434/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18