Mestrado em Marketing

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos pretende desenvolver nos participantes uma profunda competência em marketing, sem esquecer o desenvolvimento de competências genéricas de gestão e o desenvolvimento de soft-skills ao nível pessoal. O curso alicerça-se na construção de um conhecimento sólido em termos científicos, que conjuga com a respetiva aplicação no plano das organizações, nomeadamente por via de case studies. Para atingir esse fim, conjuga a formação tradicional com simulações de marketing, a formação outdoor e o trabalho de grupo.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As mestres em Marketing possuem habilitações especializadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais nomeadamente nos domínios da comunicação, liderança e negociação.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral/ Presencial/ Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado em Marketing proporciona uma especialização que procura atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
- Compreender a importância do marketing no seio das organizações;
- Compreender a natureza multidisciplinar das atividades necessárias para alcançar a satisfação dos consumidores/compradores bem como desenvolver a capacidade para trabalhar de forma integrada no contexto organizacional, isto é, a capacidade de articular a tomada de decisão em Marketing com outras funções/atividades organizacionais;
- Compreender o processo de fixação de objetivos de marketing e a sua conversão numa estratégia;
- Promover uma boa compreensão das diferentes funções do Marketing;
- Desenvolver capacidades que permitam diagnosticar as situações de marketing, por mais complexas que elas sejam;
- Desenvolver capacidades para a tomada de decisão em marketing, nomeadamente em termos de resposta aos desenvolvimentos no ambiente de Marketing bem como à evolução de objetivos organizacionais.

Coordenador(es) do Curso

Arnaldo Fernandes Matos Coelho
acoelho@fe.uc.pt

Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves
gama@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é obtido após conclusão com aproveitamento de 60 ECTS na parte lectiva (com aprovação a todas as disciplinas obrigatórias), 40 dos quais com a notação de pelo menos 14 valores e a conclusão com êxito da respectiva dissertação. Aos estudantes que tenham obtido aprovação nas unidades curriculares que compõem o primeiro ano lectivo do ciclo de estudos, completando 60 ECTS é atribuído um Certificado de Estudos Especializados em Marketing.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/as mestres em Marketing possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Mestrado em Marketing

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: 9314

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 20-09-2021
Data de fim: 18-12-2021
2º Semestre
Data de início: 07-02-2022
Data de fim: 21-05-2022

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2013-06-05 a 2019-06-04
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18

Documentos

19_2011_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

27_2011_Decisão do Conselho de Administração

17_2011_Guião de Autoavaliação