Licenciatura em Sociologia

Objetivos do Curso

Esta licenciatura procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos tanto nos contextos de prática profissional como de investigação científica. Procura promover estratégias de formação centradas na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, sustentadas em metodologias de trabalho ativas e com forte articulação entre teoria e prática, bem como num compromisso entre formação de banda larga e formação especializada, adaptado às exigências e necessidades do mercado de trabalho. Pretende também estimular a articulação entre este programa de estudos e os programas de formação avançada (2º e 3º ciclos) e investigação científica, concebidos para responder às necessidades de aprofundamento e renovação de competências científicas e profissionais especializadas na área da sociologia.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
11 História
18 Português
19 Matemática A

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Este curso tem como objetivo a preparação de profissionais habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas em áreas da política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, saúde, ensino e administração escolar, formação, recursos humanos, emprego, cultura e território, comunicação e relações interpessoais. Pretende-se que os/as licenciados/as possam exercer um conjunto de profissões, desde as associações de desenvolvimento local, às organizações não-governamentais, passando pelo mundo empresarial e pelo setor estatal, tanto a nível central como a nível autárquico. Outras áreas potenciais de emprego para sociólogos/as, nas quais é detetável uma aplicação das habilitações conferidas pelo grau de licenciado/a, encontram-se no domínio da assessoria técnica, seja no plano de análises de impactes sociais, da negociação, da formação, da qualidade, das relações públicas, do marketing, da elaboração, coordenação ou animação de projetos.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O plano de estudos da licenciatura visa proporcionar e consolidar a capacidade de resolução de problemas no âmbito da Sociologia, integrando diversos tipos de competências: genéricas; especificamente profissionais na área da Sociologia; de diálogo interdisciplinar e, ainda, ético-sociais.
Este curso promove pedagogias ativas e incentiva uma trajetória académica focada na aquisição de competências em múltiplos contextos e áreas do social. Além das soft skills e de outras ferramentas que serão adquiridas na construção de um portefólio individual de competências ao longo dos seis semestres, o plano de estudos oferece condições para mobilidade (internacional ou nacional) ou para a frequência de unidades curriculares de qualquer área científica da Universidade de Coimbra ou ainda para a realização de um dos Menores previstos no referido plano. O sexto semestre é constituído pela escolha de unidades curriculares opcionais na área específica da Sociologia.

Coordenador(es) do Curso

Pedro Manuel Rodrigues da Silva Madeira e Góis
uc42866@uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS repartidos por 150 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 30 ECTS em unidades curriculares optativas, de entre as unidades curriculares de 1º ciclo oferecidas na Faculdade de Economia. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Gestão e Relações Internacionais) permite a obtenção do grau de licenciado em Sociologia com um menor nessa área científica.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os licenciados em Sociologia possuem competências para se candidatarem a um curso de 2.º ciclo.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Sociologia
Áreas de especialização
Licenciatura em Sociologia
Variante com Menor

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9240

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1609/2011/AL01

2021-03-29

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Publicação DR 2022