a carregar...

Licenciatura em Sociologia

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9240

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Sílvia Maria Dias Ferreira (smdf@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Margarida Isabel Ferreira Santos (misa@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Licenciatura em Sociologia (1º Ciclo) procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos tanto nos contextos de prática profissional como de investigação científica.
Procura, ainda, promover estratégias de formação centradas na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, sustentadas em metodologias de trabalho ativas e com forte articulação entre teoria e prática, bem como num compromisso entre formação de banda larga e formação especializada, adaptado às exigências e necessidades do mercado de trabalho.
Pretende também estimular a articulação entre o programa de estudos da licenciatura e os programas de formação avançada (2º e 3º ciclos) e investigação científica, concebidos para responder às necessidades de aprofundamento e renovação de competências científicas e profissionais especializadas na área da sociologia.Estrutura Curricular: O primeiro ciclo de Sociologia tem a duração de três anos, ao longo dos quais os estudantes completam uma formação nuclear que se define por duas componentes: uma relativa a conhecimentos básicos e estruturantes, provenientes de áreas científicas afins à sociologia (30 ECTS); a outra, relativa aos conteúdos teóricos e metodológicos matriciais da disciplina (a sociologia) (120 ECTS). Essa formação nuclear é complementada por um conjunto de unidades curriculares optativas que somam 30 ECTS e podem ser escolhidas pelos alunos de acordo com uma de duas orientações: a) uma formação complementar orientada para áreas científicas afins, através da opção por Menores em Economia, Gestão ou Relações Internacionais; b) uma formação complementar de carácter abrangente e flexível em domínios especializados e temáticos da sociologia e áreas disciplinares afins. No caso da opção pelos Menores, os alunos terão de completar a totalidade dos 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas afins acima referidas. No caso da opção alternativa, ela possibilita uma escolha flexível e livre dos alunos face à panóplia de unidades curriculares opcionais oferecidas pelos cursos de 1º ciclo da FEUC, permitindo a conjugação de áreas científicas diversas em função dos interesses temáticos dos alunos e dos perfis de especialização que pretendam definir.
Regime de Estudo
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O acesso ao Mestrado em Sociologia é garantido a todos/as os/as que tiverem concluído, na FEUC, o 1º Ciclo nesta área, no ano letivo imediatamente anterior.
Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas de ingresso: Português(18) ou Geografia(09) ou História(11).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12472/2012, de 24 de setembro, publica a estrutura e o plano de estudos da Licenciatura.
Saídas Profissionais
O plano curricular proposto tem como objetivo a preparação de profissionais versáteis, habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas em áreas relacionadas com política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, saúde, ensino e administração escolar, formação, recursos humanos, emprego, cultura e território, comunicação e relações interpessoais.
Pretende-se que os/as licenciados/as possam exercer um conjunto muito diversificado de profissões, em distintas instituições, desde as associações de desenvolvimento local, às organizações não-governamentais em geral, passando pelo mundo empresarial e pelo setor estatal, tanto a nível central como a nível autárquico.
Outras áreas potenciais de emprego para sociólogos/as, nas quais é detetável uma aplicação das habilitações conferidas pelo grau de licenciado/a, encontram-se no domínio da assessoria técnica, seja no plano das análises de impactes sociais, da negociação, da formação, da qualidade, das relações públicas, do marketing, da elaboração, coordenação ou animação de projetos.
Exemplos: diretor/a de serviços de apoio social (IPSS’s e outras organizações do terceiro setor); diretor/a de serviços de educação; diretor/a de organizações do terceiro setor, nomeadamente associações de desenvolvimento local; diretor/a de recursos humanos; sociólogo; investigador; docente; técnico/a superior da administração pública ou da administração local; formador (especialista em formação e desenvolvimento de recursos humanos); produtor e mediador cultural; técnico de planeamento e de intervenção social; técnico da área do emprego; técnico de recursos humanos; técnico de nível intermédio de apoio social; técnico de registo, tratamento e análise de dados.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS repartidos por 150 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 30 ECTS em unidades curriculares optativas, de entre as unidades curriculares de 1º ciclo oferecidas na Faculdade de Economia. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Gestão e Relações Internacionais) permite a obtenção do grau de licenciado em Sociologia com um menor nessa área científica.

Plano de Estudos
Tronco comum
Áreas de especialização
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-07-03 a 2021-07-02
R/A-Ef 1609/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18