Curso de Formação - Robótica e Aprendizagem Computacional

Objetivos do Curso

O objetivo principal deste curso é dotar os alunos (de licenciatura, mestrado ou doutoramento) de fundamentos (teóricos e práticos) em Robótica Móvel, Sistemas Automáticos e Aprendizagem Computacional e as suas aplicações para resolução de problemas no mundo real. O programa está dividido em dois módulos: (i) Hardware e software para robótica móvel; e (ii) aprendizagem computacional aplicada. O primeiro módulo cobrirá os fundamentos e princípios da robótica móvel e automação, enquanto o último é dedicado aos elementos teóricos e práticos da percepção artificial, aprendizagem e inteligência computacional.

Condições de Acesso e Ingresso

Estudantes de licenciatura, de mestrado ou de programa doutoral. Licenciados e Mestres.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Cursos não conferentes de grau - classificação final na escala "Aprovado", "Aprovado com Bom", "Aprovado com Muito Bom” e "Aprovado com Muito Bom e Distinção".

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Ao finalizarem a Escola de Verão, os alunos deverão ser capazes de: entender os principais aspectos da robótica móvel e sistemas automáticos; compreender princípios de robótica comum e algoritmos de inteligência artificial e aprendizagem computacional; entender os principais componentes na aplicação destes conceitos no mundo real. Capaciadades e Atributos: (i) Capacidades intelectuais / cognitivas: resolver problemas de robótica e aprendizagem de máquina de acordo com o paradigma 'hardware-in-the-loop'; desenvolver modelos, algoritmos e testes em plataformas robóticas reais; obter princípios sólidos de abordagem teórica / sistemática para implementações no mundo real. (ii) Atributos Prático: utilização de software e hardware para desenvolver sistemas de robótica e aprendizagem de máquina personalizados; avaliar o desempenho de algoritmos para problemas de robótica autônoma. (iii) Atributes Transferíveis: comunicação eficiente com colegas e outras pessoas usando métodos escritos e orais; familiarização com programação, desenvolvimento de algoritmos e hardware (robôs reais); gestão de recursos e tempo; pensamento analítico na formulação e solução de problemas de engenharia.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de Agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra).

Plano de Estudos

Robótica e Aprendizagem Computacional

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 81 HORAS

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura