a carregar...

Mestrado em Contabilidade e Finanças

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

6395

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Especialização Avançada

Coordenador(es) do Curso

Ana Maria Gomes Rodrigues (anarodri@fe.uc.pt)

Isabel Maria Correia Cruz (isacruz@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Objetivos: O Mestrado em Contabilidade e Finanças é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências e qualificações profissionais elevadas nos domínios da contabilidade e finanças empresariais; tem por objetivo desenvolver as capacidades e os conhecimentos técnicos dos responsáveis pelas diversas organizações, bem como proporcionar - a quem pretenda seguir carreira na área da contabilidade e finanças – a oportunidade de aprofundar estas matérias. Estrutura Curricular: O Mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 4 semestres. Admite duas vias curriculares: percurso científico que se conclui pela elaboração de dissertação de mestrado e o percurso profissional, envolvendo a realização de estágio e respetivo relatório ou a realização de um trabalho de projeto. O primeiro ano do Mestrado envolve a aprovação em 10 unidades curriculares a que corresponde o total de 60 ECTS, em qualquer dos percursos alternativos. No segundo ano do Mestrado, o percurso científico envolve a elaboração de uma dissertação de Mestrado, no total de 60 ECTS. No percurso profissional, o Estudante deve obter aprovação em 3 unidades curriculares opcionais correspondentes a 18 ECTS e deve concluir o estágio pela elaboração do pertinente relatório de estágio. Este percurso pode também ser concluído pela elaboração de um trabalho de projeto. O relatório de estágio e o trabalho de projeto valem, cada um, 42 ECTS.
Regime de Estudo
As sessões letivas decorrerão sexta-feira e sábado.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os mestres em Contabilidade e Finanças possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, nomeadamente titulares de licenciatura em Gestão ou áreas afins, como Contabilidade e/ou Finanças;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12911/2013, de 9 de outubro, publica a estrutura curricular e o plano de estudos do curso.
Saídas Profissionais
Os/As mestres em Contabilidade e Finanças possuem habilitações aprofundadas nos domínios da contabilidade e finanças empresariais para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é obtido após a conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e a defesa com sucesso da dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projeto, que totalizam 120 ECTS. A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere um diploma de conclusão de um Curso de Especialização.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-10-09 a 2019-10-08
R/A-Ef 3433/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18