Licenciatura em Economia

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Economia valoriza a criação de competências que qualifiquem os/as licenciados/as para uma avaliação consciente e fundamentada da realidade económica e, simultaneamente, forneçam a adequada preparação prática à posterior inserção no exigente e competitivo mercado de trabalho. A Licenciatura em Economia transmite conhecimentos de base nos ramos microeconómicos e macroeconómicos da ciência económica, formação sólida em métodos quantitativos, com realce para a estatística e a econometria, e capacidade para compreender as características fundamentais da economia portuguesa e da economia europeia. A Licenciatura em Economia assume também uma forte ligação à área científica de gestão procurando familiarizar os estudantes com temáticas relevantes para o contexto empresarial.

Condições de Acesso e Ingresso

Prova Nacional: Matemática A.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Os/As licenciados/as em Economia encontram-se habilitados/as para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, estudos e planeamento, ensino e investigação, nomeadamente na administração pública central, regional e local, organismos públicos, empresas e associações, de natureza nacional ou internacional.

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Fazem também parte dos objetivos de aprendizagem o domínio de conhecimentos fundamentais de sociologia, história e direito. Os alunos desenvolvem também competências instrumentais no âmbito da informática e da língua inglesa. Complementarmente estimula-se a prossecução de objetivos de interdisciplinaridade que promovam uma formação em áreas conexas com a economia, num ciclo de estudos que fornece conhecimentos e instrumentos que asseguram aptidões para o ingresso numa gama variada de percursos profissionais ou académicos. A oferta de menores permite uma especialização basilar para o exercício de funções profissionais relacionadas com a Sociologia e as Relações Internacionais. O menor em Gestão permite densificar a formação nesta área, reforçando competências técnicas adequadas à inserção no mercado de trabalho.
Adicionalmente, desenvolvem-se competências interpessoais através dos processos e metodologias de aprendizagem centrados no estudante, incentivando a realização de trabalhos individuais e em grupo, que estimulam a compreensão crítica de problemáticas atuais através da grelha conceptual e metodológica da ciência económica, bem como o desenvolvimento das competências de argumentação e comunicação.

Estrutura Curricular: A Licenciatura em Economia, com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos por unidades curriculares obrigatórias (144 ECTS) e por unidades curriculares optativas (36 ECTS). As unidades curriculares obrigatórias pertencem às seguintes áreas científicas: Economia (72 ECTS), Métodos Quantitativos (30 ECTS), Gestão (24 ECTS), Sociologia (4 ECTS), História (4 ECTS), Direito (4 ECTS), Sistemas de Informação (4 ECTS) e Línguas (2 ECTS).

Coordenador(es) do Curso

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Pedro Miguel Avelino Bação
pmab@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes
carmen.mendes@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12469/2012, de 24 de setembro, publica a estrutura e o plano de estudos da Licenciatura.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS repartidos por 144 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 36 ECTS em unidades curriculares optativas. De entre as unidades curriculares optativas, 6 ECTS correspondem à opção Seminário (a escolher de entre Seminário de Economia Portuguesa e Seminário de Economia Europeia). Os 30 ECTS restantes podem ser escolhidos de entre as unidades curriculares de 1º ciclo oferecidas na Faculdade de Economia. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Gestão, Relações Internacionais ou Sociologia) permite a obtenção do grau de licenciado em Economia com um menor nessa área científica.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O acesso ao Mestrado em Economia é garantido a todos/as os/as que tiverem concluído, na FEUC, o 1º Ciclo nesta área, no ano lectivo imediatamente anterior.

Plano de Estudos

Tronco comum
Licenciatura em Economia
Áreas de especialização
Economia
Variante com Menor

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9081

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-02-16 a 2021-02-15
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18