a carregar...

Licenciatura em Gestão

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9147

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Susana Margarida Faustino Jorge (susjor@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A Licenciatura em gestão procura fornecer aos estudantes as competências necessárias para poderem exercer a profissão de gestor de organizações privadas e públicas. Com as competências adquiridas na licenciatura em gestão, os estudantes ficarão também preparados para aceder a um programa de pós-graduação (2.º ciclo) em qualquer das áreas especializadas da gestão. Na sua estrutura científica de base, proporciona aos alunos conhecimentos nos domínios relevantes da gestão, bem como um conjunto de conhecimentos essenciais em áreas sociais e técnicas, tais como economia, métodos quantitativos, direito, história, e sistemas de informação.
A licenciatura em gestão procura ainda facultar aos estudantes oportunidades de desenvolvimento pessoal relevantes para a vida ativa, assim como promover a mobilidade internacional de estudantes e docentes.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de competências específicas, de natureza técnica, relacionadas com as áreas fundamentais de gestão, nomeadamente em contabilidade, finanças, marketing, estratégia e em operações. Valoriza-se a aquisição de competências de natureza empreendedora, tais como criatividade, inovação, liderança e trabalho em equipa.
Pretende-se igualmente que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências específicas, não só de natureza técnica mas também de natureza humanista.
Regime de Estudo
Regime diurno / presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os licenciados em Gestão possuem competências para se candidatarem a um 2.º ciclo.
Condições de Acesso e Ingresso

Um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso: Matemática A (19) ou Matemática A (19) e Economia (04) ou Matemática A (19) e Português (18).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da aprendizagem prévia de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto.
Saídas Profissionais
Os licenciados em Gestão encontram-se habilitados para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recursos humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas.
Regras de Avaliação e Classificação
Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 1.ºs ciclos, nomeadamente, o Regulamento Pedagógico da UC, Regulamento Académico da UC, e ainda as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em 180 ECTS repartidos por 150 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 30 ECTS em unidades curriculares optativas. As unidades curriculares optativas,poderão ser selecionadas de um leque interdisciplinar de unidades curriculares de 1º Ciclo oferecidas na FEUC. A escolha de realizar os 30 ECTS opcionais numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Sociologia e Relações Internacionais) permite a obtenção do grau de licenciado em Gestão com um menor nessa área científica.

Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2015-03-03 a 2021-03-02
R/A-Ef 1607/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18