Mestrado em Erasmus Mundus Filosofias Alemã e Francesa: Desafios Contemporâneos

Entidades parceiras: Universidad Autónoma de Barcelona, Bergische Universität - Gesamthochschule Wuppertal, Université Catholique de Louvain, Université Toulouse Jean-Jaurès (ex Toulouse 2 Le Mirail), Charles University in Prague / Univerzita Karlova v Praze

Objetivos do Curso

O curso visa o desenvolvimento aprofundado de competências conceptuais, críticas e interpretativas no âmbito de problemas filosóficos, tanto: a) nas suas matrizes conceptuais fundadoras, abarcando questões conceptuais, discursivas e metafísicas fundamentais; quanto; b) em desenvolvimentos interdisciplinares e aplicados na área da literatura e dos media, abarcando a expressão literária e a reflexão mediática de temas contemporâneos. Os estudantes deverão conhecer e aplicar conceitos e competências filosóficas e interdisciplinares nas seguintes áreas: aa) Temas e influências entre a filosofia clássica alemã e o pensamento do séc. XX, com questões e autores entre Kant e Sloterdijk; bb) A Fenomenologia Hermenêutica e o pensamento francês do séc. XX, entre Maine de Biran e Ricoeur ou Richir; cc) Temas e problemas interdisciplinares entre filosofia, média e literatura, com especial referência a autores desde Camus até A. Djebar, M. Houellebecq, A. Tourraine ou M. Castells.

Condições de Acesso e Ingresso

Dispor de uma formação de nível equivalente a 3 anos de estudos, pelo menos, após o diploma do Ensino Secundário (considerado equivalente a 180 ECTS); Ter seguido um curso universitário de Filosofia e História da Filosofia; Dominar o alemão e/ou o francês, falado e escrito, e dispor-se a seguir a formação linguística intensiva pelo Master Europhilosophie na língua que não dominam, no caso de não dominarem uma das duas línguas; Dispor-se a seguir os dois anos do curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

As principais saídas profissionais são o ensino superior e a investigação científica. Exemplos concretos de antigos estudantes do curso são Zhang Wei, professor e decano do Departamento de Filosofia da Universidade Sun Yat-sen (Guangzhou, China), G. Chernavin professor na Escola de Altos Estudos Económicos (Moscovo, Rússia), M. Nagasaka, professor na Gunma Prefectural Women's University (Japão), entre vários outros. Um inquérito levado a cabo em 2016/2017 (ver https://docs.google.com/forms/d/1XJ5hcglfnVU2j9Zo8qKTGkGqBlwek_zggEYvum0Ibs0/edit#responses) concluiu que 80% dos diplomados estão inscritos em doutoramentos, com bolsas de estudo ou como estudantes-investigadores em diversos países.
Alguns diplomados estão em outras atividades profissionais, como Investigação (CLASCO, Argentina, sobre a desflorestação), diplomacia (Brasil), setor da energia (China), programa de ajuda às populações rurais (Brasil).

Regime de Estudo

Tempo integral, Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Francês; a dissertação pode ser redigida também em outras línguas conforme regulamentado na Faculdade de Letras

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

a) Domínio crítico e aprofundado de temas selecionados das duas principais tradições filosóficas continentais; b) Estruturação de competências capazes de aportar ao debate dos grandes temas e problemas (teóricos e práticos) do mundo contemporâneo o ponto de vista tanto especificamente filosófico quanto em colaboração com as ciências da comunicação e a literatura; c) Conhecimentos actualizados no âmbito da história da filosofia, em especial de temas fulcrais do idealismo e da fenomenologia hermenêutica francesa e filosofia política alemã; d) Capacidades para o estudo e a prática da filosofia no contexto das interacções culturais e filosóficas europeias perante a mundialização da filosofia e da cultura; e) Aptidões de organização e realização multilinguística de trabalho filosófico; f) Domínio de metodologias de investigação filosófica de elevado nível, consubstanciadas numa dissertação publicável.

Coordenador(es) do Curso

Diogo Falcão Ferrer
dferrer@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O estudante deve realizar 120 ECTS em três das Universidades do consórcio Europhilosophie, incluindo a defesa da dissertação no final do segundo ano. Deve também frequentar o estágio de integração e o estágio de inverno realizados todos os anos em uma das universidades do consórcio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O curso dá acesso a programas de doutoramento em todo o mundo.

Plano de Estudos

Filosofias Alemã e Francesa: Desafios Contemporâneos

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 16-09-2019
Data de fim: 21-12-2019
2º Semestre
Data de início: 10-02-2020
Data de fim: 30-05-2020