a carregar...

Mestrado em Gestão

Faculdade de Economia

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9295

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Continuidade

Coordenador(es) do Curso

João Pedro Dias Fontes da Costa (fontesdacosta@gmail.com)

Pedro Manuel Cortesão Godinho (pgodinho@fe.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes (carmen.mendes@fe.uc.pt)

Margarida Isabel Ferreira Santos (misa@fe.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O Mestrado em Gestão (MG) visa formar profissionais que assumam responsabilidades de gestão nas organizações, capazes de interagir com outros atores em processos de decisão ou de investigação. Aos estudantes da via profissional, o curso proporciona uma experiência profissional (estágio integrado) ou a criação de um projeto. Aos estudantes da via de investigação, o curso faculta a preparação e o acompanhamento necessários para elaboração de uma dissertação, capacitando-os para uma prossecução de estudos ao nível do 3º ciclo.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Este curso oferece uma formação avançada onde as áreas da Gestão se entrecruzam com a Contabilidade, o Direito e as Tecnologias da Informação, permitindo ampla liberdade aos estudantes na definição de um percurso alinhado com os seus interesses. Estrutura Curricular: O plano curricular prevê para o primeiro ano 5 unidades curriculares obrigatórias (30 ECTS), sendo os restantes 30 ECTS obtidos em unidades curriculares de opção. Uma dessas opções - Metodologia da Investigação – é um pré-requisito para os alunos que optem por realizar uma dissertação de Mestrado no 2º ano do curso. Nesse 2º ano, em alternativa a uma dissertação de Mestrado (60 ECTS), os alunos poderão realizar um estágio curricular ou um trabalho de projeto (42 ECTS), acrescido de 18 ECTS em unidades curriculares de opção.
Regime de Estudo
As sessões letivas decorrerão de Segunda a Sexta-feira em horário diurno.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os mestres em Gestão possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado;
d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao ciclo de estudos de mestrado os candidatos que apresentem um currículo escolar científico e/ou profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo conselho científico responsável pelo ciclo de estudos de mestrado.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere
ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Existe reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.
Enquadramento Legal da Qualificação
DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto. O Despacho 12955/2013, de 10 de outubro, publica a estrutura curricular e o plano de estudos do curso.
Saídas Profissionais
Os/as mestres em Gestão possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recursos humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre pode ser obtido quer na via de especialização científica, conducente à elaboração de dissertação de mestrado quer na via de especialização profissionalizante, conducente à realização de estágio (e respetivo relatório) ou trabalho de projeto. O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e a defesa com sucesso da dissertação, relatório de estágio ou trabalho de projeto que totalizam 120 ECTS. A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, que incluam as unidades curriculares obrigatórias e que não incluam creditações atribuídas por percursos académicos anteriores noutros programas, correspondentes a 60 ECTS, confere um Diploma de conclusão de um Curso de Especialização.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2014-10-31 a 2020-10-30
R/A-Ef 1612/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18