a carregar...

Licenciatura em Ciências do Desporto

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

9707

Tipo de Curso

1º Ciclo - Licenciatura

Qualificação Atribuída

Licenciado

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Coordenador(es) do Curso

Raúl Agostinho Simões Martins (raulmartins@fcdef.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
Formação de profissionais dotados de um sólido conhecimento científico nas ciências básicas da actividade física, bem como em ciências do desporto, complementado com formação educacional geral e na didáctica específica da Educação Física, quer teórica quer prática, capacidade de auto-aprendizagem e competências de pesquisa educacional e de gestão escolar.
Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A Licenciatura em Ciências do Desporto permite aceder ao 2º ciclo de estudos, incluindo o Mestrado profissionalizante em ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário
Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes provas: Biologia e Geologia (02) ou Português (18) ou Matemática (16)

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro.
Saídas Profissionais
a)investigação aplicada no âmbito das ciências da actividade física e das ciências do desporto;
b) elaboração de políticas desportivas;
c) orientação de programas de desporto autárquico;
d) gestão de equipamentos culturais e desportivos comunitários;
e) gestão e direcção de organizações públicas e privadas de lazer;
f) animação sociodesportiva e sóciocultural;
g) orientação do desporto e escolar ou infanto-juvenil;
h) treino desportivo;
i) orientação de programas de condição física e educação para a saúde.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O ciclo de estudos tem uma duração normal de seis semestres curriculares, correspondentes a 180 ECTS.

Plano de Estudos
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2013-05-08 a 2018-05-07
R/A-Ef 3422/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18