Licenciatura em Ciências do Desporto

Objetivos do Curso

O curso procura responder a um conjunto de necessidades sociais associadas à formação de quadros superiores na área do desporto, num entendimento amplo deste conceito que envolve as áreas de aplicação do Treino Desportivo, do Exercício e Saúde, da Recreação e Lazer, e também a formação educacional geral em Ciências da Educação Física.
Orientando-se para uma sólida formação deontológica, para a promoção de capacidades de pesquisa, de gestão escolar e de aprendizagem ao longo da vida, o curso tem como objetivos:
• Fornecer um corpo de conhecimento e competências necessários ao reconhecimento profissional no âmbito do treino desportivo, do exercício físico e da educação física.
• Fomentar a aquisição de conhecimentos científicos atualizados em ciências do desporto, que sustentem a aprendizagem ao longo da vida.
• Desenvolver uma compreensão crítica de uma abordagem baseada em valores para o estudo e investigação nos domínios do treino desportivo, do exercício físico e da educação física.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso Nacional de Acesso e ingresso ao ensino superior (DGES):

Provas de Ingresso:
Uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
18 Português

Classificações Mínimas:
Nota de candidatura: 95 pontos (na escala 0-200)
Provas de ingresso: 95 pontos (na escala 0-200)

Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Pré-Requisitos
Tipo: Seleção
Grupo C ou do Grupo H (com necessidades educativas especiais) – Aptidão Funcional, Física e Desportiva.

Outras formas de acesso (UC-candidatos):

- Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso;
- Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 anos;
- Concurso Especial de Acesso para Titulares de Outros Cursos Superiores;
- Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Prática profissional enquanto: a) treinador desportivo em entidades como Clubes, Associações, Federações e Autarquias; b) instrutor com funções de prescrição de exercício em ginásios e academias; c) dinamizador de programas de desporto autárquico; d) gestor de equipamentos culturais e desportivos comunitários; e) gestor e diretor de organizações públicas e privadas de lazer, bem como de eventos desportivos; f) animador sóciodesportivo e sociocultural; g) dinamizador de programas de condição física e educação para a saúde.

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conceber, planear e conduzir o processo de treino desportivo dirigido a jovens praticantes observando princípios axiológicos fundamentais e também formativos, na perspetiva de rendimento desportivo a médio e longo prazo
Conduzir, monitorizar e assessorar o processo de treino de alto rendimento
Diagnosticar, prescrever e conduzir programas de exercício para pessoas saudáveis e grupos especiais, visando a melhoria da sua condição física e estado de saúde, através de uma avaliação com recurso às tecnologias atuais
Conceber, prescrever e implementar programas de exercício em ginásios ou em programas públicos de promoção do exercício e saúde
Analisar, programar e promover práticas educativas orientadas para a promoção do exercício físico e do desporto
Exercer práticas profissionais seguras, ética e legalmente responsáveis
Liderar projetos e equipas multiprofissionais orientados para a inovação, com domínio tecnológico e de gestão do pensamento complexo.

Coordenador(es) do Curso

Raul Agostinho Simões Martins
raulmartins@fcdef.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Maria João Carvalheiro Campos
mjcampos@fcdef.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O ciclo de estudos tem uma duração normal de seis semestres curriculares, correspondentes a 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A Licenciatura em Ciências do Desporto permite aceder ao 2º ciclo de estudos, incluindo o Mestrado profissionalizante em ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário

Plano de Estudos

Licenciatura em Ciências do Desporto

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 9707

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-07-31 a 2024-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18

Documentos

19_2017_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

27_2017_Decisão do Conselho de Administração

17_2017_Guião de autoavaliação