Curso de Especialização Avançada - Pós-Doutoramento em Ciências do Desporto

Objetivos do Curso

O curso tem por objetivo geral colmatar uma lacuna a nível da formação avançada em Ciências do Desporto, assumindo-se como o primeiro, na área científica, a ser criado no nosso país. Com a sua aprovação a FCDEF-UC será a única instituição de ensino superior universitária em Portugal que passará a oferecer este tipo de formação cada vez mais procurada por doutorados estrangeiros de todo o mundo, mas principalmente dos países de língua oficial portuguesa e dos países de língua oficial espanhola (Espanha e países da América do Centro e Sul), com os quais a FCEDF-UC está incrementando significativamente as relações. No que respeita aos objetivos específicos, este curso visa: - formar e/ou aprofundar competências, aptidões e métodos de investigação multidisciplinares, em objetos de estudo que integrem a Educação Física, a Atividade Física, o Treino Desportivo, a Atividade Física Adaptada ou a Gestão Desportiva nas suas múltiplas expressões sociais e profissionais, desenvolvendo-as no contexto de uma formação avançada, em que as capacidades de autoaprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências avançadas de pesquisa, utilizando para o efeito processos multimétodo e interdisciplinares de investigação e contribuindo, significativamente, para o avanço do estado da arte no âmbito da temática estudada. - aperfeiçoar e ampliar as competências nas áreas de pensamento analítico, técnicas de pesquisa, apresentação pública e redação profissional. - aprender novas técnicas ou abordagens específicas. - desenvolver o conjunto de competências necessárias para encontrar novas áreas de investigação de alto impacto e obter recursos para buscar respostas a essas perguntas.

Condições de Acesso e Ingresso

Titular do grau de Doutor.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

i) Problematizar, projetar e desenvolver investigação (ou de contribuir para o desenvolvimento de projetos já em curso) em objetos de estudo no âmbito das Ciências do Desporto; ii) Apresentar novas formulações ou abordagens do problema em estudo e/ou novos ou mais atuais métodos ou metodologias.

Coordenador(es) do Curso

José Pedro Leitão Ferreira
jpferreira@fcdef.uc.pt

Raul Agostinho Simões Martins
raulmartins@fcdef.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não aplicável.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC)

Plano de Estudos

Percursos
Atividade Física e Saúde
Educação Física
Gestão do Desporto
Necessidades Educativas Especiais — Atividade Física Adaptada
Treino Desportivo

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 30.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos