Curso de Especialização Avançada - Engenharia para uma Fabricação Inteligente

Objetivos do Curso

A Engenharia para uma Fabricação Inteligente é uma das áreas mais transversais, integradoras e colaborativas, pois abrange todos os intervenientes do processo produtivo, desde o processo de fabrico, aos modelos computacionais e ao ciclo de vida. O curso de formação avançada foca-se no desenvolvimento de competências nas áreas dos Materiais e Tecnologias de Fabrico (áreas de Engenharia Mecânica), visando contribuir para decisões de projeto sustentadas e sustentáveis. O curso criará uma ponte entre o conhecimento científico e as aplicações tecnológicas industriais, de modo a criar as interfaces adequadas para as transformações disruptivas que vão ocorrer a breve prazo na fabricação de componentes, em particular na indústria metalomecânica. O objetivo é formar profissionais capazes de assumirem o papel de catalisadores de I&D em ambiente industrial, imbuídos dos novos conceitos/práticas associados à denominada 4ª revolução industrial.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se: a) Os titulares do grau de mestre em Engenharia Mecânica, ou outra formação apropriada, nomeadamente noutras Engenharias ou equivalente legal; b) Os titulares do grau de licenciado em Engenharia Mecânica, ou outra formação apropriada, nomeadamente noutras Engenharias, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo pelo Conselho Científico da FCTUC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês e Português

Regras de Avaliação

A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Consideram-se aprovados no curso os estudantes que completem 24 ECTS. A classificação final do curso é traduzida pela média das unidades curriculares ponderada pelo número de ECTS.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O curso de formação avançada em Engenharia para uma Fabricação Inteligente pretende fornecer aos profissionais possuidores de um grau de Licenciatura ou Mestrado em Engenharia, formação avançada em novos processos de fabrico, incluindo os desafios ao projecto de componentes para fabricação digital, em função dos materiais seleccionados, e das questões associadas à robótica produtiva para aplicação em Fábricas Inteligentes.

Coordenador(es) do Curso

Ana Paula Bettencourt Martins Amaro
ana.amaro@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não aplicável.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de Agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra).

Plano de Estudos

Engenharia para uma Fabricação Inteligente

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 24.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos