Curso de Especialização - Ética em Saúde

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos e competências na área da Ética em Cuidados de Saúde e Bioética, a todos aqueles que se dedicam à prática clínica, prestação de cuidados de saúde e Investigação em Ciências da Saúde. O programa abrange não só as questões transversais aos cuidados de saúde e à investigação, como também os temas mais atuais e pertinentes da ética em cuidados de saúde e investigação e ainda outras questões mais latas, como demografia, economia e biodireito. Temos assim uma proposta formativa completa e apelativa para todos aqueles que se dedicam à atividade clínica, cuidados de saúde em geral e investigação.

Condições de Acesso e Ingresso

1 . O curso destina-se a médicos, médicos dentistas, enfermeiros, investigadores e outros profissionais na área das Ciências da Saúde. Os candidatos devem ser detentores de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento em área das Ciências da Saúde;

2. Podem também ser admitidos titulares de outras Licenciaturas/ Mestrado Integrado desde que evidenciem um percurso académico e/ou profissional que a Comissão de Coordenação considere adequado à frequência deste curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

A avaliação da unidade curricular 2 será realizada através de teste de avaliação escrito e da apresentação de uma monografia, redigida com o intuito da sua publicação, na forma de "case report", artigo de revisão ou artigo de opinião, obedecendo desde logo às regras de submissão da revista selecionada. Nas unidades curriculares 1 e 3 a avaliação será realizada apenas por teste escrito.
Unidades Curriculares 1 e 3: Teste de avaliação – 100%; Unidade Curricular 2: Teste de avaliação – 50% e Monografia - 50%. A classificação final (somatório das classificações das 3 unidades curriculares) será de: Apto se ≤16 valores; Apto com distinção se > 16 valores. A presença na totalidade das sessões das 3 unidades curriculares confere 1 valor de bonificação na classificação final do curso.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Este curso de especialização pretende promover o desenvolvimento de competências de análise e reflexão, num contexto temático multidisciplinar em que muitas vezes as situações concretas do quotidiano, tanto nas instituições de prestação de cuidados de saúde como nos centros de investigação, exigem uma deliberação ética.

Coordenador(es) do Curso

Isabel Margarida Figueiredo Silvestre
uc16792@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra.

Plano de Estudos

Ética em Saúde

Ano lectivo
2021-2022

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 270 HORAS

Créditos ECTS: 10.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos