a carregar...

Doutoramento em Engenharia Mecânica

Departamento de Engenharia Mecânica

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Código DGES

5143

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2750.0 €

Coordenador(es) do Curso

Marta Cristina Cardoso de Oliveira (marta.oliveira@dem.uc.pt)

Coordenador(es) Departamental(ais) ECTS

Fernando Jorge Ventura Antunes (fernando.ventura@dem.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O programa de doutoramento em Engenharia Mecânica corresponde a uma aposta da UC na rentabilização dos recursos de que dispõe, no conjunto das valências científicas e pedagógicas relevantes para a temática do curso. A Engenharia
Mecânica é uma das áreas de conhecimento mais transversais a todas as actividades técnico-científicas assumindo um papel predominante na generalidade das actividades industriais. O uso racional dos recursos em harmonia com o equilíbrio ambiental e a centralização na vida humana de todo o
desenvolvimento impõem novos desafios à humanidade. O doutoramento em Engenharia Mecânica, pela polivalência conseguida pela multiplicidade de áreas de especialização, representará certamente um forte contributo para a ponte entre o conhecimento científico e as aplicações tecnológicas. Os dois Centros de Investigação actualmente existentes no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra têm um património de recursos e conhecimentos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O 3º ciclo em Engenharia Mecânica pretende fornecer aos alunos possuidores de um grau de Mestre em Engenharia ou Ciências, formação avançada em diversas áreas científicas associadas à Engenharia Mecânica. Após a realização do curso o aluno deverá ser capaz de conduzir de forma autónoma trabalho de investigação: definir um tema, planear o trabalho, utilizar as metodologias adequadas e divulgar os resultados obtidos. O possuidor de um grau de Doutor em Engenharia Mecânica estará preparada para coordenar equipas de investigação e desenvolvimento em laboratórios de instituições académicas ou industriais.
Regime de Estudo
A tempo integral em regime presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não Aplicável.
Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou o seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É passível de ser reconhecido aprendizagem prévia a detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Coordenação do Doutoramento e pelo conselho científico da FCTUC como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, republicado em 25 de Junho de 2008 com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 107/2008
Saídas Profissionais
Os detentores do Doutoramento em Engenharia Mecânica poderão exercer funções em todos os sectores industriais, serviços, instituições de ensino e investigação.
Os Doutorados em Engenharia Mecânica encontram-se habilitados a desempenhar funções nas áreas de Concepção, Projecto, Fabrico, Manutenção, Gestão industrial e Consultadoria, encontram facilmente emprego em Empresas de praticamente todos os sectores económicos.
Regras de Avaliação e Classificação
A tempo integral em regime presencial
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O programa doutoral em Engenharia Mecânica prevê um ano de frequência de unidades curriculares obrigatórias e optativas, totalizando 60 ECTS e dois anos de desenvolvimento da tese de doutoramento, correspondendo a 120 ECTS.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2014-10-30 a 2019-10-29
R/A-Ef 1527/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18