Doutoramento em Construção Metálica e Mista

Objetivos do Curso

O programa doutoral em Construção Metálica e Mista tem como objetivos: a) proporcionar formação avançada especializada no subsector da construção relacionado com o projeto, a produção, a execução, a fiscalização e a gestão de obras de construção com estruturas metálicas ou mistas, na área de especialização de desempenho estrutural; b) proporcionar formação avançada especializada no subsector da construção com estruturas metálicas ou mistas, na área de especialização de desempenho funcional.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Os titulares do grau de mestre em Construção Metálica e Mista, Engenharia Civil ou qualquer outra formação apropriada, nomeadamente, Engenharia mecânica, Engenharia naval, Arquitetura, ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado em Engenharia Civil, Engenharia mecânica, Engenharia Naval, Arquitetura, ou outra licenciatura com formação apropriada e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da FCTUC;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo CC da FCTUC.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

a) Desempenho de funções no subsector da construção relacionado com o projeto, a produção, a execução, a fiscalização e a gestão de obras de construção com estruturas metálicas ou mistas; b) Participação e coordenação de projetos de investigação científica; c) Carreira académica em Instituições de Ensino Superior.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Durante o curso o aluno adequire conhecimentos avançados na área da construção metálica e mista, nomeadamente nas temáticas de desempenho estrutural (segurança estrutural, segurança contra incêndios, sísmica, reabilitação, estruturas offshore e para energias renováveis, ...) e desempenho funcional de estruturas (térmica, acústica, sustentabilidade, ...) . Adicionalmente, a estreita colaboração entre centros de investigação de excelência nas áreas de ensino, a indústria e com as organizações profissionais, conduz a, não apenas uma formação teórica avançada e o desenvolvimento do conhecimento nesta área, mas também a que esse conhecimento possa ser potenciado por um trabalho em rede e transferido para a indústria.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Aprovação em: 10 unidades curriculares (2 obrigatórias 12 ECTS e 8 opcionais 48ECTS) + projeto de tese (30 ECTS) + tese (150 ECTS)

Plano de Estudos

Construção Metálica e Mista

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 8 Semestre(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 16-09-2019
Data de fim: 21-12-2019
2º Semestre
Data de início: 10-02-2020
Data de fim: 30-05-2020

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-07-31 a 2024-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior
2011-03-18