Curso de Especialização em Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Mulher

Objetivos do Curso

O Curso tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos e competências
aprofundados e mais abrangentes na área da Saúde da Mulher, em particular no que respeita à prevenção das doenças mais frequentes no sexo feminino e à promoção da saúde física e mental. Preparar profissionais de formação diversa para atuarem de forma correta, inclusiva e articulada na saúde da mulher, encarando-a como um ser global, físico e psíquico, e saber integrar estas intervenções no âmbito social, cultural,religioso, familiar e profissional da mulher. Interpretar e conhecer as particularidades físicas e psíquicas das várias fases da vida da mulher desde a adolescência, passando pela idade fértil e gravidez, até à menopausa e à mulher idosa.
Estes conhecimentos deverão incluir o enquadramento fisiológico próprio das várias etapas hormonais e fomentar o reconhecimento precoce e a gestão e tratamento adequado de diversas condições patológicas ou que interferem gravemente com a qualidade de vida da mulher. A formação multidisciplinar na área da promoção da saúde e do bem-estar da mulher em várias situações críticas serão igualmente objeto deste curso.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciatura/Mestrado Integrado em Medicina, Medicina Dentária, Psicologia, Enfermagem, Tecnologia da Saúde.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer as particularidades e especificidades fisiológicas das diversas fases da vida da mulher e saber distinguir as condições patológicas. Integrar as formas de rastreio das principais doenças físicas e psíquicas, diagnosticar precocemente as patologias mais graves e limitantes e conhecer as principais formas de tratamento.
Identificar as situações que carecem de promoção do bem-estar e saúde física e psíquica. Identificar estilos de vida mais saudáveis de acordo com diversas variáveis. Contactar com novas formas e formas menos convencionais de promover a saúde da mulher.

Coordenador(es) do Curso

Maria Margarida Oliveira Figueiredo Dias
uc15200@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da Mulher

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Semestre(s)

Créditos ECTS: 7.0


Candidaturas

Avisos de Abertura