Mestrado em Física Médica

Objetivos do Curso

Com este ciclo de estudos pretende-se responder às necessidades de formação académica requeridas aos estudantes que pretendam ingressar na área da Física Médica, como profissionais qualificados. Após obter o grau de Mestre em Física Médica, o estudante deve possuir a formação académica necessária para ingressar na formação especializada conducente a ser reconhecido como Especialista em Física Médica, de acordo com o disposto no Decreto-Lei 108/2018, que transpõe a Diretiva Europeia 2013/59/Euratom, e a regulamentação do reconhecimento do Especialista em Física Médica estipulada na Portaria n.º 254/2021.
É também objetivo deste ciclo de estudos incentivar a investigação científica na área da Física Médica, motivando e preparando os estudantes para a investigação científica neste domínio.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Física, Engenharia Física, Física Tecnológica, Física Aplicada ou
Engenharia Biomédica;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo
com os princípios do Processo de Bolonha;
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de
licenciado pelo CC da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante para a frequência
deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo CC da FCTUC.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente
ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

A principal saída profissional é a de Físico Médico, após a formação clínica especializada em ambiente hospitalar, que faz parte do quadro de qualificação da profissão de Físico Médico.
Os Físicos Médicos estarão preparados para desempenhar funções na área da Radioterapia, Medicina Nuclear, e Radiologia de Diagnóstico e de Intervenção em Unidades Hospitalares ou Clínicas.
Podem desempenhar funções científicas e técnicas especializadas em sectores - Indústria, Ambiente, Serviços, Investigação e Regulação - em que seja utilizada radiação ionizante e não-ionizante (todos os locais de trabalho que utilizem radiação devem, de acordo com as recomendações internacionais, contar com um especialista em proteção radiológica tal como são os graduados deste Mestrado).
Os mestres em Física Médica têm a formação ideal para realizar investigação nas áreas de Imagiologia Médica, Radioterapia, Dosimetria, Proteção radiológica e áreas afins.

Regime de Estudo

Tempo-Integral, Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês (Português se não houver estudantes que não dominem o Português)

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os objetivos formativos deste mestrado seguem as recomendações europeias sobre a formação dos físicos médicos. Incluem a aquisição de um robusto conhecimento científico e técnico em tópicos associados à aplicação dos princípios, métodos e técnicas da Física à saúde, tanto em diagnóstico como em terapia, com relevância na garantia da qualidade, otimização e segurança dos procedimentos e dos equipamentos que utilizam radiações ionizantes e não ionizantes.
Tem também como objetivo desenvolver aptidões de caráter instrumental (recolha de informação de diversas fontes, capacidade de análise e de síntese, resolução de problemas, tomada de decisão), interpessoal (capacidade de comunicar de forma oral e escrita com peritos e não peritos, respeito pela diversidade, elevado sentido de ética profissional, capacidade de trabalho em grupo, espírito crítico) e sistémico (adaptação a situações novas, autonomia e responsabilidade, espírito de iniciativa, reconhecimento das limitações e capacidades).

Coordenador(es) do Curso

Maria Isabel Silva Ferreira Lopes
isabel.lopes@uc.pt

Coordenador de mobilidade

João Miguel Carvalho Alves Moreira
uc41086@uc.pt

Manuela Ramos Marques da Silva
manuela@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento geral no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O estudante tem que obter aprovação em unidades curriculares obrigatórias que prefazem 93 ECTS na área da Física Médica (incluindo uma dissertação), 6 ECTS na área da Engenharia e 9 ECTS na área científica das Ciências Biomédicas . Tem ainda que obter aprovação em disciplinas opcionais que perfaçam 12 ECTS, as quais podem ser de qualquer das áreas contempladas neste mestrado, i.e., Física Médica, Física, Ciências Biomédicas, Engenharia e Gestão, Engenharia, Informática e Matemática.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Dá acesso ao procedimento concursal e subsequente formação especializada conducente a obtenção do título de especialista em Física Médica.

Plano de Estudos

Fisica Médica

Ano lectivo
2026-2027

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6468

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 07-09-2026
Data de fim: 18-12-2026
2º Semestre
Data de início: 08-02-2027
Data de fim: 20-05-2027

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2025-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 35/2019/AL01

2025-07-30

Documentos

Guião de autoavaliação

Registo da DGES

Decisão_Conselho_Administração