Doutoramento em Turismo, Património e Território

Objetivos do Curso

Associar o conhecimento do território e dos patrimónios que o constituem com as atividades turísticas, interpretadas à luz das boas práticas de gestão territorial e setorial.
Promover uma interação direta com stakeholders e decisores ao nível da prestação de serviços turísticos e responsáveis pelas políticas de setores conexos relevantes.
Valorizar o ativo território, aplicando metodologias e práticas de modo a desenvolver competências para a criação e inovação de atividades turísticas e patrimoniais.
Formar quadros e investigadores que s e constituam como agentes capazes de transpor para as práticas profissionais o conhecimento que suporta a planificação, conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos a diferentes escalas, dimensões e níveis institucionais.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos: a) Titulares com o grau de mestre, ou equivalente legal, das áreas de Turismo e Lazer, Geografia, Gestão, Estudos Culturais, Humanidades, Outras Ciências Sociais, Outras Ciências Empresariais,
Arquitetura e Engenharia e técnicas afins; b) Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo
Conselho Científico da Faculdade de Letras; c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Gestor e Quadro de Entidades Públicas e Privadas, Técnico em Organismos e Departamentos orientados para a Supervisão de Atividades Turísticas, Colaborador/Gestor em Empresas de Hotelaria e Restauração, Técnico de Agências de Viagens, Quadro de Operadores Turísticos, Quadro de Transportadoras Aéreas, Marítimas e Terrestres, Quadro de Associações de Gestão e Valorização Patrimonial,
Gestor/Colaborador de Empresas de Produção de Conteúdos Turísticos de âmbito cultural e territorial, Investigador, Docente do Ensino Superior, Técnico Superior de Administração, Quadro Superior da Administração Pública, Quadro de Áreas Protegidas e Organismos de Gestão de Espaços Naturais de reconhecido valor turístico, Quadro de Empresas de Turismo Aventura e Lazeres Ativos, Colaborador em
Museus e Espaços Museológicos, Guia Turístico, Agente de Informação Turística, Quadro de Empresas de Organização e Gestão de Eventos.

Regime de Estudo

Diurno / Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra.
Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas sessões de seminário. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das
classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Desenvolver a argumentação, o pensamento original, autónomo e crítico, contribuindo para o progresso dos conhecimentos teóricos, da atividade turística na sua articulação com o território e com o património, com o ordenamento do território e com a gestão do património.
Pautar a investigação pelo rigor, ética e qualidade, evidenciando capacidade de autocrítica e heterocrítica.
Demonstrar aptidões para desenvolver metodologias de investigação qualitativas e quantitativas, de aplicabilidade no âmbito do turismo, do território e do património, de forma estratégica e com relevância socioeconómica.
Privilegiar temáticas e abordagens inovadoras nos estudos efetuados, relevando, quando possível, reflexões críticas comparativas.
Evidenciar capacidade de partilhar e divulgar o conhecimento resultante da investigação, a nível nacional e internacional e da sociedade civil, procurando através das temáticas que investiga a integração em redes de investigação fundamental e aplicada.

Coordenador(es) do Curso

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
cseabra@estv.ipv.pt

Norberto Nuno Pinto dos Santos
norgeo@fl.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Carlos Manuel Batista Cardoso Ferreira
carlosferreira@campus.ul.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

De acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Conclusão de um conjunto de unidades curriculares (plano de estudo) que perfaçam um total de 240 ECTS, que incluem a defesa em provas públicas de uma tese original.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Turismo, Património e Território

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2500.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 16-09-2019
Data de fim: 21-12-2019
2º Semestre
Data de início: 10-02-2020
Data de fim: 30-05-2020

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior
2019-05-30