Mestrado em Neuropsicologia Clínica e Experimental

Entidades parceiras: Universidade de Lisboa, Universidade do Minho

Objetivos do Curso

O Mestrado Interuniversitário tem como principais objetivos:
a) Contribuir para o desenvolvimento e consolidação da investigação científica em Neuropsicologia, para o progresso científico e clínico, nomeadamente promovendo redes de investigação científica, nacionais e internacionais, e pesquisas adequadas a uma formação diferenciada que alie as competências clínicas a uma sólida base científica na área da Neuropsicologia;
b) Aprofundar o conhecimento especializado sobre teorias, métodos de investigação e intervenção em Neuropsicologia;
c) Promover a reflexão crítica sobre a investigação realizada no domínio da Neuropsicologia, fomentar e aprofundar o conhecimento em neurociências básicas e neuropsicologia clínica;
d) Contribuir para a formação de profissionais dotados de uma sólida formação clínica e de investigação através da potencialização de recursos humanos e materiais de 3 universidades com forte tradição de investigação e ensino no domínio da psicologia e neurociências.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao Mestrado em Neuropsicologia Clínica e Experimental os candidatos que preencham as condições expressas no nº 1 do artigo 17º, do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, nomeadamente:
a) Licenciados pré ou pós Bolonha ou habilitação legalmente equivalente em Psicologia ou Ciências Psicológicas;
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelos órgãos científicos legal e estatutariamente competentes das universidades em associação onde pretendem ser admitidos, sob parecer da Comissão Coordenadora do curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O mestrado pretende aprofundar conhecimentos na área neurociência e da neuropsicologia assegurando que o estudante adquira uma especialização qualificada para o desenvolvimento de trabalhos de investigação na área de neuropsicologia experimental e clínica, bem como na avaliação e intervenção nestes domínios.
As saídas profissionais de um estudante com este Mestrado compreendem, entre outras, as instituições na área da saúde (Hospitais Públicos e Privados; Clínicas Privadas; Centros de Reabilitação, etc.) que se dediquem ao tratamento de doenças neurológicas, bem como à área da Saúde Mental no seu geral.

Regime de Estudo

Diurno/ Regime de tempo integral / Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A classificação final do Mestrado é determinada de acordo com o disposto no número 1 do artigo 24.º do decreto-lei 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual.
A classificação a atribuir às unidades curriculares que constituem o curso de mestrado é expressa no intervalo de 10 a 20 valores, na escala numérica de 0 a 20, e no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.
Salvo situações especiais devidamente analisadas pela Comissão Científica e Coordenadora, a inscrição na dissertação e no estágio integrados no 2º ano curricular do mestrado pressupõe, como requisito obrigatório, a aprovação a todas as unidades curriculares que constituem o curso de mestrado.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado Interuniversitário visa desenvolver novas e renovadas capacidades e competências, as quais se centram, na sua generalidade, na aquisição, pelos estudantes de:
- Conhecimentos de neurociências básicas
- Conhecimentos de neuropsicologia clínica
- Competências de avaliação e reabilitação neuropsicológica
- Competências de investigação em neuropsicologia experimental de modo a possibilitar a produção de novo conhecimento científico nesta área de intervenção.
Mais especificamente, no fim deste ciclo de estudos os estudantes devem:
- Reconhecer as patologias que podem afetar as estruturas cerebrais e/ou os sistemas funcionais do sistema nervoso central;
- avaliar criticamente as potencialidades e limitações das várias técnicas usadas para estudar as relações cérebro-mente;
- discutir e avaliar modelos atuais e resultados empíricos sobre tópicos específicos em cognição e cérebro
- compreender o modo como diferentes processos cognitivos, afectivos e emocionais estão relacionados com diferentes tipos de padrões de resposta em diferentes áreas neuronais.

Coordenador de mobilidade

Lisete Santos Mendes Mónico
lisete_monico@fpce.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

A Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional é efetuada nos termos do previsto no Regulamento n.º 191/2014, de 15 de Maio na Universidade de Coimbra, e dos termos previstos no Regulamento nº 10539/2014 de 14 de Agosto na Universidade do Minho. A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa segue creditações similares aprovadas em Conselho Científico.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é conferido a quem, através da aprovação em unidades curriculares que constituem o plano de estudos e nas quais se inclui um estágio e a defesa pública da dissertação, obtém 120 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Nos termos da alínea a) do artigo 30.º do decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, a conclusão deste Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.

Plano de Estudos

Neuropsicologia Clínica e Experimental

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 16-09-2019
Data de fim: 21-12-2019
2º Semestre
Data de início: 10-02-2020
Data de fim: 30-05-2020

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-06-07 a 2024-06-06
Direcção Geral de Ensino Superior
2018-07-06