Doutoramento em Geologia

Objetivos do Curso

O curso de Doutoramento em Geologia pretende formar geólogos altamente especializados capazes de enfrentar 3 dos atuais desafios: 1. Sustentabilidade e gestão dos recursos; 2. Mitigação de riscos relacionados com os processos geológicos (incluindo riscos geotécnicos); 3. Perceção pública das "Geociências" e da "Ciência do Cidadão". O graduado deve demonstrar: -competências, aptidões e métodos de investigação próprios da Geologia; -capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação autónoma, respeitando os padrões de qualidade e integridade académica: -Capacidade de realizar trabalho de investigação original que mereça a divulgação nacional e internacional em publicações com comité; -Capacidade de comunicar os resultados do seu trabalho quer em meio académico, quer ao Grande Público; -Capacidade de promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico , social e cultural.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do Grau de Mestre ou equivalente legal; b) Titulares de Grau de Licanciado detentores de um curriculo escolar ou científico relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciênvcias e Tecnologia da Universidade de Coimbra; c) Detentores de um curriculo escolar, científico ou profissional relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciênvcias e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Um Doutoramento em Geologia é necessário para ocupar posições avançadas nas áreas de ensino e investigação em Geociências. O doutor em Geologia estará apto a exercer atividade profissional de investigação, de direção, de projeto, de prospeção e de planeamento em organismos estatais e privados.

Regime de Estudo

Tempo-integral, Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Proporcionar aos doutorandos, quer nacionais quer estrangeiros, um sólido enquadramento institucional, metodológico e de formação científica avançada, capaz de os habilitar à realização de trabalho científico de qualidade e de os integrar em redes internacionais do conhecimento.

Coordenador(es) do Curso

Fernando Carlos da Silva Coelho Lopes
fcarlos@ci.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Joana Paula Machado Ribeiro
joana.ribeiro@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

a) Aprovação no Curso de Doutoramento (60 ECTS) + aprovação na defesa pública da tese de doutoramento (110 ECTS) + realização do grupo de atividades complementares (10 ECTS).

Plano de Estudos

Geologia

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5162

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 6 Semestre(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Trimestre(s)
Data de início: 01-09-2022
Data de fim: 30-11-2022
2º Trimestre(s)
Data de início: 01-12-2022
Data de fim: 28-02-2023
3º Trimestre(s)
Data de início: 01-03-2023
Data de fim: 31-05-2023
4º Trimestre(s)
Data de início: 01-06-2023
Data de fim: 31-08-2023
1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1531/2011/AL01

2021-03-29

Documentos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração