Curso de Especialização em Ciências da Voz, da Fala e do Canto

Entidade parceira: Universidade Aberta

Objetivos do Curso

Os objetivos deste curso predem-se com: 1. a aquisição de competências técnicas de avaliação, monitorização, diagnóstico, reabilitação e habilitação vocais, aplicados em contextos de comunicação verbal e artística; 2. o desenvolvimento de capacidades de processamento de sinais acústico, electrolaringográfico e aerodinâmico; 3. a aplicação de estratégias de otimização do desempenho vocal para a comunicação verbal e artística.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se detentores de um grau académico (ex. 1º Ciclo ou equivalente) e detentores de currículo científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando capacidade para a realização dos mesmos

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Ensino a Distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês

Regras de Avaliação

Escala numérica que utiliza valores entre 0 (mínimo) a 20 (máximo) valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Espera-se que no final do curso, os estudantes sejam capazes de: 1. identificar as diferentes estruturas anatómicas que compõem os aparelhos fonatório e auditivo; 2. explicar a fisiologia da fonação e os mecanismos de audição associados ao control da produção vocal na fala e no canto; 3. realizar gravações multicanal de differentes tipos de sinal vocal (acústico, electrolaringográfico e aerodinâmico), válidos para a realização de análises qualitativas e quantitativas; 4. saber extraír parâmetos acústicos, fisiológicos e aerodinâmicos em diferentes tipos de sinal vocal; 5. identificar diferentes tipos de problemas com sinais vocais; 6. desenhar e aplicar testes perceptuais de avaliação vocal; 7. usar diferentes ferramentas tecnologicas de monitorização vocal em contextos clínicos, terapêuticos e educativos; 8. conhecer e saber aplicar estratégias de otimização do desempenho vocal para a comunicação verbal e artística; 9. conhecer e saber aplicar estratégias de prevenção de patologias vocais; 10. identificar diferentes abordagens terapêuticas e sua aplicação em diferentes contextos de uso da voz falada e cantada; 11. identificar as particularidades acústicas, fonatórias e aerodinâmicas durante a interpretação de diferentes repertorios vocais; 12. possuir capacidades de processamento de sinal acústico, electrolaringográfico e aerodinâmico.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Ciências da Voz, da Fala e do Canto

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 34 SEMANAL

Créditos ECTS: 40.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Ligações