Curso de Formação em Práticas Vocais Informadas em Contextos Educativos

Entidade parceira: Universidade Aberta

Objetivos do Curso

Os principais objetivos do curso visam a aprendizagem de técnicas de optimização vocal em contextos educativos e a aquisição de estratégias de prevenção vocal, especialmente dirigidas a professores do ensino pré-escolar, básico, secundário e universitário.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Ser maior de 18 anos. 2. Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente possuir um computador com acesso à internet. 3. Ser detentor de uma licenciatura na área da Educação (em qualquer domínio do conhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Misto

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A avaliação consistirá de 3 trabalhos escritos, realizados no final de cada unidade temática que compõe a ação de formação, com os instrumentos de trabalho construídos pelos formandos. A classificação final obtida corresponderá à média das classificações obtidas nestes 3 trabalhos. A classificação terá um carácter quantitativo, nos termos da carta circular n.º3/2007 do CCPFC: Insuficiente – 1 a 4.9 valores; Regular – 5 a 6.4 valores; Bom – 6.5 a 7.9 valores; Muito Bom – 8 a 8.9 valores; Excelente – 9 a 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final desta acção de formação pretende-se que os professores sejam capazes de: 1. conhecer e saber aplicar técnicas de respiração, de aquecimento e relaxamento vocais, de melhorar a ressonância vocal e o tipo de fonação predominante como hábito fonatório; 2. conhecer as suas capacidades e limitações vocais; 3. conhecer a anatomia e fisiologia do seu instrumento e aplicar este conhecimento para a optimização do desempenho vocal; 4. conhecer os principais problemas vocais que afectam o professor, suas causas e sintomatologia associada; 5. saber aplicar estratégias de prevenção destes problemas vocais; 6. conhecer as principais estratégias de otimização vocal; 7. ter um esquema individual de rotina vocal preventiva diária.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012 – Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Práticas Vocais Informadas em Contextos Educativos

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 52 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019