Curso de Formação A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento

Objetivos do Curso

O curso procura dar resposta ao interesse crescente na relação da República Popular da China com os Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), oferecendo um melhor entendimento da estrutura institucional e do ambiente comercial e de negócios, altamente complexo e incerto, de mundos, geográfica e culturalmente, tão distantes. Profissionais que trabalhem sobre esta realidade reconhecem, necessariamente, a importância da aprendizagem e preparação para o sucesso da sua atividade e concretização dos seus objetivos. Os conhecimentos adquiridos durante a frequência do curso revelar-se-ão de grande utilidade para atuais e futuros diplomatas, governantes, jornalistas, advogados e juristas, gestores, empreendedores e investidores, ou intermediários, que trabalhem sobre as relações da China com os países lusófonos e europeus.

Condições de Acesso e Ingresso

Frequência do Ensino Superior ou profissionais com Curriculum Vitae relevante.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação final de cada unidade curricular é expressa através de uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores. A classificação final do curso é obtida pela média aritmética ponderada (arredondada às unidades) das unidades curriculares obrigatórias e opcionais, sendo o fator de ponderação o número de ECTS. A classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificação. À classificação final do curso é associada uma menção qualitativa, expressa em termos de 10 a 13 - Suficiente, 14 e 15 - Bom, 16 e 17 - Muito Bom e 18 a 20 – Excelente.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes que participarem ativamente neste curso de formação estarão habilitados a compreender, no contexto internacional contemporâneo, as relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa, adquirindo ainda um conhecimento substancial sobre a União Europeia. Espera-se que desenvolvam competências inter-culturais que os tornem competitivos no mercado de trabalho, nomeadamente em empresas, instituições governamentais e organizações internacionais.

Coordenador(es) do Curso

Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes
carmen.mendes@fe.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Plano de Estudos

A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento

Ano lectivo
2020-2021

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 2 Semestre(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 21-09-2020
Data de fim: 18-12-2020
2º Semestre
Data de início: 15-02-2021
Data de fim: 21-05-2021

Documentos