Mestrado em Arquitetura, Paisagem e Arqueologia

Entidades parceiras: Università degli studi di Napoli Federico II, National Technical University of Athens / Ethniko Metsovio Polytechnio, Sapienza - Università di Roma

Objetivos do Curso

O Mestrado em Arquitetura, Paisagem e Arqueologia (ALA) - é um programa transdisciplinar de formação, especializado no melhoramento de áreas arqueológicas, oferecido conjuntamente por quatro Universidades Europeias. Decorre da necessidade de criar uma linguagem comum entre arquitetura e arqueologia de forma a alcançar uma melhor coordenação entre as duas disciplinas, considerando especialmente as recentes diretivas internacionais que lidam com a conservação dos legados históricos, encorajando a interação entre as duas profissões e uma melhor integração entre estratégias de preservação, planeamento e intervenções contemporâneas.
O mestrado é dirigido a arquitetos e arqueólogos e tem por objeto o estudo de paisagens históricas e a sua integração nas áreas metropolitanas e regiões. A finalidade deste Joint Master Degree é a especialização de formandos, com origem nas disciplinas de Arqueologia e Arquitetura, para lidarem – em cooperação – com questões relacionadas com a documentação, identificação, avaliação, interpretação e intervenções projetuais de áreas identificadas como arqueológicas e históricas, e suas envolventes dentro de um contexto urbano alargado.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos devem possuir uma graduação de IIº ciclo em Arquitetura, Arqueologia, Ciências da Conservação, Estudos em Património Cultural ou congéneres, com 300 ECTS, em ciclos 4+1 ou 3+2)
Os candidatos devem cumprir os requesitos de VISA para os três países envolvidos na mobilidade (Itália, Grécia, Portugal) e exibir os seguintes documentos:
- Prova de nacionalidade (passaporte)
- Cópia do diploma universitário
- Transcrição de resultados (em Inglês)
- Curriculum Vitae (Europass)
- Carta de Motivação (1xA4)
- Cartas de Recomendação por dois académicos da área
- Exibição de Portfolio por Arquitetos, PDF das teses de mestrado os restantes concorrentes
- Certificado de competência linguística TOEFL 87 (iBT) ou certificado IELTS (mínimo =6) ou Certificado Avançado de Cambridge
- Declaração assinada pelo candidato de que é elegível para as bolsas de estudo EM descritas na página SCHOLARSHIP do website de ALA

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Projetista em empresas de Arquitetura ou Arqueologia de intervenção patrimonial.
Técnico em empresas de Construção Civil com intervenção patrimonial.
Arquiteto ou arqueológo (técnico superior) de áreas arqueológicas públicas ou privadas.
Arquiteto ou arqueológo (técnico superior) em municípios e instituições governamentais, nos gabinetes relacionados com gestão, programação e planeamento do património arquitectónico e arqueológico.
Técnico de museologia e museografia em arqueologia.

Regime de Estudo

Diurno, Regime de tempo integral e Misto

Regras de Avaliação

Os estudantes serão avaliados nas unidades curriculares através da avaliação ao longo do semestre. A avaliação da dissertação/projecto de mestrado será feita por um painel de professores. Os alunos terão de passar com sucesso os exames ou os trabalhos práticos das unidades curriculares do Mestrado; os termos de avaliação de cada unidade curricular estão especificados na sua descrição. As classificações são realizadas de acordo com a tabela de cada instituição, tendo sido estabelecido um quadro de correspondências.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes vão adquirir conhecimentos interdisciplinares nas áreas da Arquitectura e da Arqueologia, através da história, da teoria, do desenho, da legislação e do projeto, combinando questões históricas com problemas contemporâneos, atráves de uma abordagem de prática reflexiva. Este conhecimento irá permitir actuar no contexto da abordagem à “Paisagem Histórica Urbana”, recomendação introduzida mundialmente pela Unesco. Este conhecimento geral será complementado por um conhecimento específico de técnicas de documentação, interpretação de sítios arqueológicos (de um ponto de vista do contexto urbano, natural e arqueológico), metodologia sobre como intervir em “paisagens históricas urbanas”, gestão de escavações arqueológicas, e o enquadramento legal relevante sobre património arquitectónico, arqueológico e paisagístico. Os estudantes irão desenvolver competências transversais para apoiar o pensamento crítico, competências técnicas em arqueologia e arquitectura para o melhoramento inovador do património, e para a sua articulação com as áreas urbans e rurais de inserção, considerando a melhoria de vida e do quotidiano das populações envolvidas. O trabalho em equipa de arquitectos e arqueológos irá promover as capacidade de interação em equipas inter-disciplinares, criando uma linguagem partilhada.
Os conhecimentos, competências e habilidades específicos de formação estão detalhados nas fichas de unidade curricular.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Quando solicitado pelo estudante, será avaliada a possibilidade de creditação de aprendizagem prévia relevante (profissional ou académica), de acordo com o Regulamento de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra e das outras instituições parceiras.

Enquadramento Legal da Qualificação

A obtenção do grau de Mestre é atribuída em Portugal de acordo com o Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual, em Itália com a Lei n.º 240/2010 e na Grécia com a Lei n.º 4485/17

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias e opcionais do curso, totalizando 76 ECTS. O estudante deverá realizar com aproveitamento a Experiência de Prática Profissional (14 ECTS) e a Dissertação ou Projeto (30 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O mestrado poderá dar acesso a formação de doutoramento nas áreas de arquitetura e arqueologia.

Plano de Estudos

Arquitetura, Paisagem e Arqueologia

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2018-03-08 a 2024-03-07
Direcção Geral de Ensino Superior
2018-04-13