a carregar...

Doutoramento em Engenharia Mecânica

Departamento de Engenharia Mecânica

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2018-2019

Código DGES

5143

Tipo de Curso

3º Ciclo - Doutoramento

Qualificação Atribuída

Doutor

Duração

3 Ano(s)

Créditos ECTS

180.0

Propina Anual

2750.0 €

Coordenador(es) do Curso

Marta Cristina Cardoso de Oliveira (marta.oliveira@dem.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
A Engenharia Mecânica é uma das áreas de conhecimento mais transversais a todas as atividades técnico-científicas assumindo um papel predominante na generalidade das atividades industriais. O uso racional dos recursos em harmonia com o equilíbrio ambiental e a centralização na vida humana de todo o desenvolvimento impõem novos desafios à humanidade. O doutoramento em Engenharia Mecânica pretende contribuir para a ponte entre o conhecimento científico e as aplicações tecnológicas na área da Engenharia Mecânica. O objetivo é formar investigadores capazes de realizar investigação independente e de resolver problemas científicos na área da Engenharia Mecânica. Após a conclusão dos estudos, o doutorado possuirá um nível considerável de autoridade, inovação, autonomia, integridade científica e profissional e poderá assumir o desenvolvimento de novas ideias ou novos processos, na vanguarda de contextos de estudo ou de trabalho, inclusive em matéria de investigação em Engenharia Mecânica.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O programa de doutoramento em Engenharia Mecânica corresponde a uma aposta da UC na rentabilização dos recursos de que dispõe, no conjunto das valências científicas e pedagógicas relevantes para a temática do curso, baseado no património de recursos e conhecimentos dos dois Centros de Investigação atualmente existentes no Departamento de Engenharia Mecânica. O 3º ciclo em Engenharia Mecânica pretende fornecer aos alunos possuidores de um grau de Mestre em Engenharia ou Ciências, formação avançada em diversas áreas científicas associadas à Engenharia Mecânica. Após a realização do curso o aluno deverá ser capaz de conduzir de forma autónoma trabalho de investigação: definir um tema, planear e gerir o trabalho, utilizar as metodologias adequadas e divulgar os resultados obtidos. O possuidor de um grau de Doutor em Engenharia Mecânica estará preparado para coordenar equipas de investigação e desenvolvimento em laboratórios de instituições académicas ou industriais.
Regime de Estudo
Diurno, Regime de tempo integral e Presencial
Acesso a um Nível de Estudos Superior
NA
Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se: a) Os titulares do grau de mestre em Engenharia Mecânica, ou outra formação apropriada, nomeadamente noutras Engenharias, Arquitetura, Física, Matemática, Geologia ou equivalente legal; b) Os titulares do grau de licenciado em Engenharia Mecânica, ou outra formação apropriada, nomeadamente noutras Engenharias, Arquitetura, Física, Matemática, Geologia, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É passível de ser reconhecida aprendizagem prévia a detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Coordenação do Doutoramento e pelo Conselho Científico da FCTUC como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos, nos termos do Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da UC.
Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual
Saídas Profissionais
Os detentores do Doutoramento em Engenharia Mecânica poderão exercer funções em todos os sectores industriais, serviços, instituições de ensino e investigação. Os Doutorados em Engenharia Mecânica encontram-se habilitados a desempenhar funções em todos os sectores económicos, nas áreas de Conceção, Projeto, Fabrico, Manutenção e Gestão industrial, quer integrando a estrutura das empresas ou como consultores independentes.
Regras de Avaliação e Classificação
Existem diversas regras de avaliação, função da tipologia da unidade curricular. A avaliação pode organizar-se segundo um de dois regimes: avaliação periódica ou avaliação por exame final. No último caso, os estudantes têm acesso a duas épocas de avaliação (a época normal e a época de recurso) que têm lugar por esta ordem, após as 14 semanas de lecionação constituintes do semestre letivo. A avaliação periódica integra diferentes modalidades de avaliação, que podem ter um carácter mais prático ou mais teórico. A realização de trabalhos é também uma forma comum de avaliação periódica. Como o objetivo do curso consiste em preparar os estudantes para a realização autónoma de atividades de investigação e desenvolvimento, a grande maioria das unidades curriculares da componente letiva do curso considera metodologias de avaliação baseadas no trabalho individual dos alunos: projetos e trabalhos de síntese. Nas unidades curriculares de "Projeto de Tese" e "Tese" os resultados da aprendizagem dos alunos são aferidos por um júri composto por especialistas da área científica abordada no trabalho de tese. O método de avaliação de cada unidade curricular consta da respetiva ficha de avaliação curricular (FUC). A classificação final é traduzida numa escala de 0 a 20 valores, com exceção da “Tese” que é avaliada de forma qualitativa.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O programa doutoral em Engenharia Mecânica prevê um ano de frequência de unidades curriculares obrigatórias e optativas, totalizando 60 ECTS, e dois anos de desenvolvimento da tese de doutoramento, correspondendo a 120 ECTS. Aos estudantes que completarem, com aproveitamento, as unidades curriculares obrigatórias e optativas do primeiro ano (60 ECTS), será emitido um diploma de estudos avançados no Curso de Especialização Avançada na área de especialização frequentada.

Plano de Estudos
Percursos
Avisos de Abertura
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2018-01-11 a 2024-01-10
R/A-Cr 10/2018 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2018-04-10