a carregar...

Curso de Formação Como Escrever Canções

Faculdade de Letras

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

81 HORAS

Créditos ECTS

3.0

Objetivos Gerais do Curso
Reconhecer a especificidade da “escrita de canções” como uma atividade complexa. Aprender sobre a origem do formato "canção" desde a Grécia, com a transmissão oral de poesia (a"lírica"grega), passando pelos trovadores medievais e os diferentes tipos de trobar, sua evolução e transformação até o formato da canção tal qual a conhecemos hoje. Aprender a estrutura e as partes da canção como verso, estrofe, refrão, ponte, gancho, riff etc. Adequar a escrita do verso à métrica da canção. Usar a melodia, harmonia e estrutura musical de modo a reforçar o conteúdo emocional do poema, tons menores e tons maiores. Dominar a questão da “duração correta” de cada canção. Analisar e “desmontar” canções de vários compositores. Reconhecer as citações de canções em outras canções, recurso recorrente da tradição paródica da literatura brasileira, utilizado também por trovadores e muito uilizada pela Tropicália para produzir efeito irônico e iconoclasta utilizando a técnica de "corte e colagem".
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os alunos do curso serão capazes de analisar e criticar canções em geral. Conhecerão suas estruturas a partir de suas formas e conceitos. Poderão inventar as próprias canções e criar em parceira ou sozinhos. Serão capazes de reconhecer soluções dadas pelos autores para que a canção seja resolvida da melhor maneira. Irão conhecer a evolução desse formato musical desde seus primórdios.
Regime de Estudo
Presencial
Condições de Acesso e Ingresso

Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).
Regras de Avaliação e Classificação
Escala de 0 a 20. O estudante obtém aprovação quando a classificação seja superior ou igual a 10 valores.