Curso de Formação Latim Elementar II

Objetivos do Curso

O ‘Curso de Latim elementar II’ propõe-se oferecer uma aprendizagem das estruturas fundamentais da língua latina como chave de acesso ao património histórico e cultural do Ocidente. O curso integra um forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua). Pretende assim ser também um auxílio para todos quantos desejam conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua. No final do curso, o aluno conhece a 3ª, 4ª e 5ª declinações e os adjetivos de 2ª classe nos vários graus. O aluno conhece os pronomes relativo, possessivo, indefinido, interrogativo e alguns pronomes demonstrativos. O aluno conhece a conjugação verbal activa e passiva dos tempos do infectum e do perfectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente nas vozes activa e passiva. O aluno adquire mais algum vocabulário. O aluno é capaz de compreender e produzir enunciados complexos (coordenação e subordinação que use o modo indicativo). O aluno é capaz de reconhecer mais algumas relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.

Condições de Acesso e Ingresso

Habilitação mínima de 12º ano de escolaridade.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Regras de Avaliação

Neste curso, a avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do esforço exigido ao formando. Prevê-se uma avaliação quantitativa expressa numa escala de 0 a 20 valores e a sua correspondência com uma escala qualitativa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes desenvolvem competências no estabelecimento de relações etimológicas entre léxico português e léxico latino. Desenvolvem competências no domínio da leitura, compreensão e produção de alguns enunciados complexos no âmbito da língua latina.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Latim Elementar II

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 40 HORAS

Créditos ECTS: 1.5


Candidaturas

Avisos de Abertura