Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada

Objetivos do Curso

O mestrado proposto visa a criação de oferta formativa em reabilitação urbana integrada, entendida como uma política pública dirigida à correção de desequilíbrios urbanos com efeitos estruturais e desagregadores, perspetivando um desenvolvimento sustentável. Assim, o plano de estudos assenta na conjugação de múltiplos saberes, com uma perspetiva interdisciplinar, das áreas de urbanismo, arquitetura, economia, sociologia, direito administrativo, geografia e história, para criar uma oferta formativa que dote o estudante de conhecimentos teóricos e técnicos avançados:
- para avaliar as tendências de desenvolvimento urbano, identificando as características atuais das comunidades e as necessidades futuras, definidas prospectivamente, para promover um desenvolvimento sustentável;
- que estimulem o exercício de uma cidadania ativa, participando em debates multiculturais e multidisciplinares sobre a execução de políticas públicas e o desenvolvimento urbano;
- que reforcem a capacitação institucional das entidades públicas e privadas locais nas matérias do ordenamento territorial e do desenvolvimento urbano sustentável.

Condições de Acesso e Ingresso

É condição mínima de ingresso, ser titular de um curso de primeiro ciclo (licenciatura), ou equivalente, em Arquitetura, Geografia, História da Arte, Engenharia Civil, Sociologia, Direito, Economia, Gestão ou Administração Público-Privada, ou ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pela Comissão Científica do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas anteriormente. Podem ainda ser admitidos os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

O mestrado em reabilitação urbana integrada dirige-se aos vários profissionais envolvidos no complexo processo de gestão e transformação urbana, proporcionando um aprofundamento e melhoria dos conhecimentos adquiridos na formação académica e na experiência profissional. A sua natureza interdisciplinar permite capacitar os mestres em reabilitação urbana integrada com as competências profissionais necessárias para se assumirem como atores chave do sistema de gestão territorial, atuando em campos tão variados como a formulação, implementação, avaliação e divulgação de políticas territoriais, assim como no desenvolvimento e gestão de projetos de planeamento e de desenvolvimento ou a prática de projeto. Proporciona uma ampla gama de oportunidades de emprego desde a Administração Pública Central, Regional e Local, Agências de desenvolvimento territorial, Empresas do sector Imobiliário, Empresas da área de Consultadoria e Conceção de Cenários de Desenvolvimento, Arquitetos, Engenheiros Civis, Arquitetos Paisagistas, Designers, Ensino Universitário, Investigação.

Regime de Estudo

Diurno, Regime de tempo integral e Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

As regras de avaliação são definidas para cada unidade curricular de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Em cada uma delas, a classificação final será de 0 a 20 valores, sendo considerado aprovado o estudante que obtenha, pelo menos, uma classificação de 10 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com a conclusão do curso de mestrado, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos e competências que lhes permitem:
- avaliar criticamente as características socioeconómicas e culturais das comunidades urbanas instaladas e as tendências de desenvolvimento urbano;
- compreender de forma integrada o valor cultural do suporte físico (património urbano e arquitetónico) e as dinâmicas socioeconómicas e culturais instaladas;
- participar no planeamento, programação e gestão da implementação de processos de reabilitação urbana integrada;
- fazer o exercício de uma cidadania ativa, participando em debates multiculturais e multidisciplinares sobre a execução de processos de reabilitação urbana integrada, entendida como política pública dirigida à correção de desequilíbrios urbanos com efeitos estruturais, para promover um desenvolvimento sustentável.

Coordenador(es) do Curso

Adelino Manuel dos Santos Gonçalves
amsg@darq.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Quando solicitado pelo estudante, será avaliada a possibilidade de creditação de aprendizagem prévia relevante (profissional ou académica), de acordo com o Regulamento de Creditação da Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra e sem prejuízo da realização das unidades curriculares obrigatórias de Dissertação ou Relatório.

Enquadramento Legal da Qualificação

A obtenção do grau de Mestre é atribuída de acordo com o Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre, o estudante deverá obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias do curso, totalizando 42 ECTS e, cumulativamente, aprovação nas unidades curriculares opcionais, totalizando 18 ECTS. Adicionalmente deverá obter aprovação na Dissertação / Relatório (30 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A obtenção do grau de Mestre por este curso permite o acesso a estudos do terceiro ciclo, limitado ao quadro de condicionantes definido por cada programa doutoral.

Plano de Estudos

Reabilitação Urbana Integrada

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Código DGES: M978

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 3 Semestre(s)

Créditos ECTS: 90.0

Categoria: Mestrado de Formação ao Longo da Vida


Candidaturas

Avisos de Abertura


Ligações


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2017-08-02 a 2023-08-01
Direcção Geral de Ensino Superior
2017-08-11