Curso de Formação em Metodologia Qualitativa de Investigação Científica

Objetivos do Curso

O objetivo principal deste curso será o de familiarizar os formandos com as abordagens qualitativas de recolha e tratamento de dados. Pretende-se familiarizar os formandos com processos dedutivos e indutivos de classificação e de tratamento de dados qualitativos, ensaiar procedimentos analíticos que possam até conduzir à quantificação de dados qualitativos, distinguindo-os dos procedimentos que visam um tratamento estritamente qualitativo. Serão operacionalizadas várias das tarefas envolvidas nas atividades de investigação qualitativa através do recurso a software, incluindo a própria gestão da informação através de ferramentas inovadoras. Depois de completar esta unidade, o formando estará preparado para desenhar um projeto de investigação que recorra a análise de dados qualitativos. A cada participante será dada a possibilidade de operar com os seus próprios dados.

Condições de Acesso e Ingresso

Para a frequentarem o curso, o estudante deverá respeitar os seguintes requisitos:
-Terem mais de 18 anos de idade;
-Ser enquadrável nos seguintes critérios:
Estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação de diferentes áreas científicas. Conhecimentos de Inglês ao nível B1 na competência de compreensão escrita (para leitura de bibliografia). Cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr. Será dada preferência a candidatos a preparar teses ou dissertações que envolvam projetos de investigação. A frequência do programa deve ser comprovada através de declaração da respetiva instituição.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

A distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Compreensão dos aspetos metodológicos e conceptuais associados à análise de dados qualitativos; Obter informação sobre os aspetos específicos que se associam à análise de dados qualitativos; Ser capaz de descrever os passos envolvidos no desenho de um projeto de investigação de dados qualitativos; Obter competências na recolha, organização e gestão de dados qualitativos; Testar análises exploratórias de dados; Elaboração de categorias e sistemas de codificação; Organizar e classificar dados não estruturados; Avaliar consistência e fidelidade dos processos de codificação; Operacionalizar as possibilidades existentes em termos da categorização de dados qualitativos; Elaboração e aplicação de modelos de relacionação de categorias e operacionalização de hipóteses; Ter familiaridade com ferramentas para construção de teoria na análise de dados qualitativos e na apresentação de resultados de investigação; Manipulação de software específico que permite aplicar estas mesmas competências.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na UC).

Plano de Estudos

Metodologia Qualitativa de Investigação Científica

Ano lectivo
2019-2020

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 54 HORAS

Créditos ECTS: 2.0


Candidaturas

Avisos de Abertura