Curso de Especialização em Jurisprudência

Objetivos do Curso

O Curso de Jurisprudência insere-se estrategicamente no âmbito da criação de uma «Escola de Jurisprudência» no seio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pretende-se associar à ineliminável dimensão teórica do Direito a perspectiva prática que decorre da jurisprudência judicial. Adotando o case method, o Curso pretende assentar os princípios jurídicos sobre a análise de casos da jurisprudência. O Curso tem como objectivos fornecer aos estudantes uma visão da experiência dos tribunais nos diversos ramos jurídico-dogmáticos, preparando-os quer para o exercício das profissões forenses, quer para o desenvolvimento de atividades de investigação de alto nível. A estruturação do Curso em dois ramos visa dar resposta às particulares necessidades de quem estuda ou desempenha profissões no foro ligadas às áreas temáticas da jurisdição comum ou da jurisdição administrativa e fiscal, sem perder de vista as especificidades assumidas quer pelos tribunais especializados, quer pelos meios alternativos de resolução de litígios.

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciatura em Direito.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Tempo integral, Presencial e Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação final do curso corresponde à nota atribuída à elaboração e defesa do trabalho escrito. A nota final é apurada numa escala de 0 a 20, correspondendo-lhe as seguintes menções qualitativas: Suficiente (10-13), Bom (14-15), Muito Bom (16-17), Excelente (18-20).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do Curso, os estudantes devem estar habilitados a convocar a prática jurisprudencial para a resolução de quaisquer casos concretos e a analisar crítico-reflexivamente as decisões dos tribunais.

Coordenador(es) do Curso

Ana Raquel Gonçalves Moniz
uc36584@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

N/A

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau da Universidade de Coimbra (Regulamento n.º 339/2012, in: Diário da República, II Série, n.º 152, 07.08.2012)

Plano de Estudos

Jurisprudência

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 2 Trimestre(s)

Créditos ECTS: 18.0


Candidaturas

Avisos de Abertura