Pós Graduação em Sustentabilidade Local: Principais Instrumentos e Práticas

Entidade parceira: Universidade Aberta

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os recursos territoriais e aprender a geri los de modo mais eficiente e integrado, atuando no sentido de fortalecer e consolidar a visão e a capacidade de implementação do desenvolvimento local sustentável.

Condições de Acesso e Ingresso

Habilitações académicas ao nível da Licenciatura ou experiência profissional considerada relevante; conhecimentos e prática de informática como utilizador; conhecimentos de inglês (leitura).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

À Distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº 2 do artigo 7º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra e de regulamentação existente na Universidade Aberta no mesmo âmbito.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do curso, os formandos devem estar habilitados a:
•Aperfeiçoar o exercício de funções na área do desenvolvimento local sustentável dos recursos naturais e territoriais e aprender a geri-los de modo mais eficiente, holístico e integrado;
•Identificar os principais conceitos, políticas e instrumentos associados à sustentabilidade a nível local, nomeadamente relacionados com a gestão territorial e ambiental, biodiversidade em espaço urbano, economia circular e gestão de energia e mobilidade.
•Aplicar e utilizar os instrumentos diversificados para o desempenho das suas funções profissionais na área de Ambiente, Ordenamento do Território, Energia e Transportes.
•Desenvolver uma atitude critica de reflexão pessoal conducente a uma melhoria profissional na área da sustentabilidade local.
•Participar em estudos de diagnóstico e/ou auditoria energética de edifícios e em análises de oferta de opções de comercialização de energia;
•Abordar problemas de tomada de decisão correntes relacionados com o trinómio cidade-ambiente-mobilidade.
•Enquadrar e aplicar as atividades profissionais no âmbito da estratégia «Cidades Sustentáveis 2020».

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

É possível o reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras ou experiência profissional anterior, desde que pertinente e coerente com o conteúdo científico do ciclo de estudos. A formação obtida anteriormente deverá ser devidamente comprovada e poderá traduzir-se na atribuição de equivalências a unidades curriculares do curso. Os trâmites e limites a observar estão dispostos no Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, os quais serão sempre consensualizados com as normas existentes na Universidade aberta sobre o mesmo assunto.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012 – Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra

Plano de Estudos

Tronco comum
Pós Graduação em Sustentabilidade Local: Principais Instrumentos e Práticas
Áreas de especialização
Ambiente e Ordenamento do Território
Energia e Transportes

Ano lectivo
2016-2017

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 780 HORAS

Créditos ECTS: 30.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Documentos