a carregar...

Pós Graduação em Sustentabilidade Local: Principais Instrumentos e Práticas

Departamento de Engenharia Mecânica

Entidade parceira : Universidade Aberta

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

780 HORAS

Créditos ECTS

30.0

Objetivos Gerais do Curso
Este curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os recursos territoriais e aprender a geri los de modo mais eficiente e integrado, atuando no sentido de fortalecer e consolidar a visão e a capacidade de implementação do desenvolvimento local sustentável.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
No final do curso, os formandos devem estar habilitados a:
•Aperfeiçoar o exercício de funções na área do desenvolvimento local sustentável dos recursos naturais e territoriais e aprender a geri-los de modo mais eficiente, holístico e integrado;
•Identificar os principais conceitos, políticas e instrumentos associados à sustentabilidade a nível local, nomeadamente relacionados com a gestão territorial e ambiental, biodiversidade em espaço urbano, economia circular e gestão de energia e mobilidade.
•Aplicar e utilizar os instrumentos diversificados para o desempenho das suas funções profissionais na área de Ambiente, Ordenamento do Território, Energia e Transportes.
•Desenvolver uma atitude critica de reflexão pessoal conducente a uma melhoria profissional na área da sustentabilidade local.
•Participar em estudos de diagnóstico e/ou auditoria energética de edifícios e em análises de oferta de opções de comercialização de energia;
•Abordar problemas de tomada de decisão correntes relacionados com o trinómio cidade-ambiente-mobilidade.
•Enquadrar e aplicar as atividades profissionais no âmbito da estratégia «Cidades Sustentáveis 2020».
Regime de Estudo
À Distância
Condições de Acesso e Ingresso

Habilitações académicas ao nível da Licenciatura ou experiência profissional considerada relevante; conhecimentos e prática de informática como utilizador; conhecimentos de inglês (leitura).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível o reconhecimento da formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras ou experiência profissional anterior, desde que pertinente e coerente com o conteúdo científico do ciclo de estudos. A formação obtida anteriormente deverá ser devidamente comprovada e poderá traduzir-se na atribuição de equivalências a unidades curriculares do curso. Os trâmites e limites a observar estão dispostos no Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra, os quais serão sempre consensualizados com as normas existentes na Universidade aberta sobre o mesmo assunto.
Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012 – Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos Não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº 2 do artigo 7º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra e de regulamentação existente na Universidade Aberta no mesmo âmbito.