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Mestrado em Administração Educacional

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

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Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

2º Ciclo - Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Qualificação Atribuída

Mestre

Duração

2 Ano(s)

Créditos ECTS

120.0

Categoria

Mestrado de Formação ao Longo da Vida

Objetivos Gerais do Curso
Este ciclo de estudos visa proporcionar competências que permitam o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa, garantindo que os mestrandos no final serão capazes de:
• Desenvolver capacidades de investigação e de análise crítica no âmbito da administração educacional;
• Participar na administração da educação ao nível central, regional e local;
• Desenvolver capacidades de gestão educacional que permitam dirigir, integrar e assessorar órgãos de direção e de gestão pedagógica e administrativa das instituições de educação formal e não formal;
• Desenvolver capacidades de conceção, planificação, gestão e avaliação de projetos e programas de educação com vista à otimização dos recursos educativos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O presente CE possibilita uma formação que visa desenvolver competências de investigação e de intervenção, potencializando nos estudantes uma atitude empreendedora capaz de corresponder a uma maior mobilidade e competitividade nos espaços regional, nacional e europeu. De entre as competências a adquirir pelos mestrandos referem-se:
-Refletir, analisar e compreender as grandes finalidades e orientações de modelos e práticas da educação/formação;
-Proceder à análise dos contextos da educação/ formação atendendo aos níveis macro, meso e micro;
-Participar no desenho de políticas de administração educacional a partir da identificação de necessidades pessoais e sociais;
-Gerir estruturas e programas da educação formal e não formal;
-Organizar, acompanhar, avaliar projetos de educação/formação.
Regime de Estudo
Tempo integral/Presencial/Diurno
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Nos termos do número 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março na sua redação atual, este 2º Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.
Condições de Acesso e Ingresso

O MAE dirige-se a pessoas que demonstrem capacidade para frequentar um curso de 2.º ciclo que pretendam adquirir conhecimentos aprofundados no domínio da administração educacional, bem como desenvolver competências de gestão pedagógica e administrativa de instituições educativas. Assim, podem candidatar-se a este ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre em Administração Educacional:
a) Licenciados pré ou pós Bolonha ou habilitação legalmente equivalente em Ciências da Educação/Educação ou nas áreas de Ensino;
b) Outros licenciados com funções nas áreas da educação/formação e da administração, possuindo um currículo académico, científico e profissional considerado relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FPCEUC.
c) Em casos devidamente justificados podem aceder ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em AE outros candidatos com interesse na gestão de instituições de educação desde que o seu currículo académico e profissional seja considerado relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FPCEUC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.
Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual
Saídas Profissionais
O Curso de Mestrado em Administração Educacional pretende dotar os seus destinatários de modelos, metodologias e técnicas, no contexto da educação e da formação, que lhes permitam o desempenho, autónomo e responsável, de um leque variado de funções, nomeadamente:
1. Cargos de direção e de liderança em instituições de educação formal e centros de formação e de educação não formal;
2. Gestão administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino e centros de formação e de educação não formal;
3. Assessoria aos órgãos de administração e gestão em órgãos de administração pública ao nível nacional, regional e local, nomeadamente:
Direções Gerais;
Direções de serviços regionais;
Instituições escolares;
Centros de formação das associações de escolas;
Autarquias.
Regras de Avaliação e Classificação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral.
A avaliação das unidades curriculares segue as Normas de Avaliação, aprovado em sede do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

A classificação final do grau de Mestre é determinada de acordo com o disposto nos números 1, 2, 3, 4 e 8 do artigo 54.º do Regulamento n.º 341/2015, de 17 de junho de 2015.
Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado e da aprovação do ato público de defesa de uma dissertação, ou de um relatório de projeto ou ainda de um relatório de estágio, tenham obtido 120 ECTS.

Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018
Acreditações
- A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Período(s)
  • 2016-09-08 a 2022-09-07
R/A-Ef 1688/2011 - DGES
Direcção Geral de Ensino Superior
Período(s)
  • 2011-03-18