Mestrado em Administração Público-Privada

Objetivos do Curso

O mestrado em Administração Público-Privada constitui-se como uma formação técnico-científica especializada de estudantes e profissionais que pretendam aprofundar a sua preparação na área da Administração Pública de acordo com os novos postulados organizativos e de gestão das instituições administrativas, nacionais e internacionais. Sem prejuízo da interdisciplinaridade predicativa de um ciclo de estudos deste tipo, o curso pretende conferir um especial destaque à área do direito, na medida em que os investigadores e profissionais do setor carecem de uma específica preparação que lhes permita dar pleno cumprimento à subordinação da Administração (independentemente da sua forma e alcance) à juridicidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que o Conselho Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Administração Pública do Estado, Central e Periférica, Institutos Públicos, Autoridades Reguladoras Independentes, Administração das Regiões Autónomas, Autarquias Locais, Setor Empresarial do Estado e Local e outras entidades empresariais, Instituições Financeiras, Administração da União Europeia, Organizações Internacionais, Instituições do Setor da Economia Social, Empresas Gestoras de Serviços Públicos e de Obras Públicas, Fundações Públicas e Privadas e outras entidades, públicas e privadas.

Regime de Estudo

Regime diurno, de tempo parcial, presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública através da ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Ciclo de Estudos visa: 1) proporcionar um adequado equilíbrio entre saberes transversais e especializados, através da inclusão de unidades curriculares essenciais à compreensão de realidades heterogéneas que marcam a complexidade institucional e funcional do mercado, no universo público e privado da administração; 2) promover as capacidades para o saber-fazer e para o saber ser, em todos os níveis de uma organização; 3) fornecer as ferramentas técnico-científicas que permitam apreender e analisar os segmentos essenciais da organização e recolher, organizar e analisar a informação relevante, norteando o exercício das tarefas em função dos objetivos institucionais e dos objetivos e resultados inerentes às funções exercidas; 4) habilitar o estudante a gerir e a liderar os processos de mudança; 5) fornecer as competências para o exercício autónomo, rigoroso e responsavelmente criativo das tarefas, sabendo fazer, propor e comunicar as soluções e resultados conseguidos.

Coordenador(es) do Curso

Pedro António Pimenta Costa Gonçalves
uc32304@uc.pt

Coordenador de mobilidade

João António Pinto Monteiro
uc36909@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção, com aproveitamento, de um conjunto de unidades curriculares que perfazem um total de 120 ECTS e que incluem também a realização e discussão pública de uma dissertação ou de um relatório de estágio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Administração Público-Privada

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M945

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2016-12-21 a 2022-12-20
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 136/2016

2017-02-03

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração