Doutoramento em Álgebra Computacional

Entidade parceira: Universidade Aberta

Objetivos do Curso

O DAC visa potenciar a área da álgebra computacional no espaço lusófono. Trata-se de uma área em expansão nos países mais desenvolvidos, e foi objecto de recomendação explícita feita por painéis de matemáticos internacionais contratados pelo governo português para avaliar/assessorar o desenvolvimento da investigação em Portugal.
Por outro lado, as técnicas de ensino online aperfeiçoadas academicamente nas duas últimas décadas, e plasmadas em particular no modelo pedagógico da Universidade Aberta, permitem a constituição de equipas docentes com elevada qualidade, visto o novo paradigma permitir juntar investigadores de reconhecido prestígio internacional, estejam eles em que parte do mundo estiverem.
Com este curso pretende-se pois aproveitar essas possibilidades e colocar um grupo de professores nacionais e estrangeiros, muito activos e conceituados na área da álgebra computacional, em contacto com alunos de todo o espaço lusófono (e não só) interessados neste tópico.
Assim, o curso visa formar profissionais com uma sólida preparação em algebra computacional que se possam vir a integrar nos centros de investigação de forma a potenciar a investigação científica.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o DL nº 74/2006 de 24 de Março, e conforme explicitado no Despacho de criação do DAC, podem candidatar-se ao DAC:
a) Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, nas áreas da matemática e informática;
b) Os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas da matemática ou informática, detentores de um currículo escolar ou científico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar e científico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os alunos do DAC são habitualmente pessoas já integradas no mercado de trabalho, a maioria como programadores profissionais. O objetivo primordial do DAC não é pois abrir um novo sector de emprego (embora isso possa vir a acontecer). O objetivo é, isso sim, atrair programadores profissionais e matemáticos interessados em colaborar em atividades de investigação científica. Poderá assim vir a constituir-se um grupo de investigadores muito qualificados que produzam ferramentas computacionais, nas áreas da demonstração automática de teoremas e na computação simbólica, para uso da comunidade internacional de matemáticos. A participação em projetos, criação de spin-offs, emprego científico, etc., serão o resultado natural das atividades desenvolvidas no âmbito deste grupo.

Regime de Estudo

ensino a distância em regime de aprendizagem colaborativa online, em classe virtual, assíncrono; as horas de contacto com os docentes ocorrem primordialmente através da plataforma e-learning.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

A avaliação da parte curricular abarcará usualmente uma dimensão de cariz contínuo, incluindo a discussão realizada online, em turma virtual. A avaliação final, de carácter individual, consiste num take home test com duração de 48 horas, e que conta para 30% da classificação final. A avaliação enquadra-se ainda na tipologia definida pelo Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra (Regulamento nº 321/2013, de 23 de Agosto; http://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_pedagogico_da_uc.pdf). O método de avaliação de cada disciplina está descrito na respectiva ficha de unidade curricular (FUC). A classificação final é traduzida numa escala de 0 a 20 valores.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Espera-se que, ao concluir o DAC, os estudantes estejam capazes de:
1- Classificar os principais resultados, modelos e ferramentas computacionais associados à teoria de grupos, semigrupos, lógica, loops, etc., bem como compreender as suas potencialidades e analisar e formular problemas em aberto tendo em vista a aplicação/exploração do conhecimento no desenho de novas ferramentas informáticas.
2- Desenvolver autonomamente, de forma crítica e imaginativa, projectos de novas packages computacionais quer para os sistemas GAP (Groups, Algorithms and Programming; GAP - www.gap-systems.org) quer para o prover9/Mace4.
3- Gerir processos de mudança resultantes da introdução das novas tecnologias e técnicas, quer a nível teórico (descoberta de novos teoremas/algoritmos) quer a nível computacional (introdução de novos instrumentos informáticos).

Coordenador(es) do Curso

Alfredo Manuel Gouveia da Costa
amgc@mat.uc.pt

Ana Paula Jacinto Santana Ramires
aps@mat.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Realizado de acordo com a regulamentação específica de ambas as IES, sendo exigida uma formação suficientemente sólida em Matemática que seja reconhecida como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos, no âmbito da legislação em vigor. Assinala-se, em particular, o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/Reg_191_2014_CreditacaoFormacaoAnterior_e_ExperienciaProfissional_UC).

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O curso contém 2 semestres de parte escolar em regime de e-learning, o qual consiste em 6 unidades curriculares obrigatórias, e 6 semestres dedicados à elaboração de uma tese de doutoramento. A aprovação na parte curricular do curso requer aprovação em todas as unidades curriculares, com classificação igual ou superior a 10 valores. Na tese o estudante deve apresentar um trabalho original de elevada qualidade realizado sob orientação de um ou dois professores que integram o corpo docente do DAC. O trabalho desenvolvido deve ter nível avançado, adequado a publicação em revista internacional com arbitragem. Após o seu termo, o estudante deverá fazer a defesa pública da tese, completando assim, mediante aprovação nesta defesa pública, os requisitos para a obtenção do grau de Doutor. O diploma que confere este grau será emitido conjuntamente pelas duas IES.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável.

Plano de Estudos

Álgebra Computacional

Ano lectivo
2016-2017

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: PA36

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de fim: 22-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 31-05-2017

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2016-10-19 a 2022-10-18
Direcção Geral de Ensino Superior
2016-11-24