a carregar...

Curso de Especialização em Georrecursos Regionais

Departamento de Ciências da Terra

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2016-2017

Código DGES

E113

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Ano(s)

Créditos ECTS

60.0

Coordenador(es) do Curso

Nelson Edgar Viegas Rodrigues (nelsonr@ci.uc.pt)

Objetivos Gerais do Curso
O curso pretende fornecer formação especializada a licenciados em geologia ou áreas similares a profissionais integrados (ou que possam vir a ser posteriormente integrados) em instituições públicas de países da CPLP e visa colmatar necessidades específicas de cartografia geológica, prospeção geológica e avaliação de recursos geológicos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
No final do curso os alunos deverão ser capazes de realizar autonomamente um ou vários dos seguintes estudos: (1) levantamento geológico de pormenor e enquadramento em mapa de escala diferente; (2) projeto e execução de campanha de prospeção geológica; (3) projeto e coordenação de campanha de prospeção geofísica, (4) projeto e coordenação de campanha de prospeção geoquímica; (5) execução de projetos hidrogeológicos (hidrogeofísicos ou hidrogeoquímicos); (6) estudo de avaliação de recursos geológicos com métodos convencionais e/ou geostatisticos; (7) Preparação e coordenação de um projeto de pesquisa de hidrocarbonetos.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral, misto e diurno
Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao curso: a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Geologia ou áreas afins; b) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Geologia ou áreas afins; c)os detentores de currículo científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando a capacidade para a realização dos mesmos. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) tem como efeito apenas o acesso ao curso de especialização em Recursos Geológicos Regionais e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau. O controlo do processo de candidatura, a análise das candidaturas e a seriação dos candidatos são efetuados pela coordenação do curso. Os critérios de seriação são os que estão definidos para a FCTUC: (a) Qualidade do percurso académico e profissional prévio; (b) Empenho no novo percurso, tal como expresso em particular na carta de motivação e (c) Duração da formação na Universidade de Coimbra. A classificação final é a obtida pela média ponderada resultante da fórmula: Classificação final = (4×a + b + c) / 6

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Poderá ser reconhecida a formação prévia do candidato, e poderão ser concedidas creditações no ato de admissão caso sejam requeridas pelos candidatos.
Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, Publicado no DR, 2º Serie, de 7 agosto de 2012
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação final corresponde à média ponderada, pelos ECTS, das notas obtidas, numa escala de 0-20 valores, em todas as disciplinas e arredondada ao número inteiro mais próximo. É obrigatória a aprovação em todas as unidades curriculares do curso. O cálculo da classificação final será efetuada de acordo com as regras definidas pela UC.
Plano de Estudos
Calendário
1º Semestre
Data de início: 12-09-2016
Data de início (primeiro ano): 19-09-2016
Data de fim: 19-12-2016
2º Semestre
Data de início: 06-02-2017
Data de fim: 29-05-2017