Curso de Formação em Metodologia Quantitativa de Investigação Científica

Objetivos do Curso

Promover a compreensão da investigação científica de natureza quantitativa em ciências sociais e humanas.
(2) Estimular a leitura e análise crítica dos relatos de investigações científicas.
(3) Habilitar para o correto planeamento de uma investigação científica quantitativa, com todas as suas etapas fundamentais.
(4) Descrever alguns planos quantitativos de investigação relacionando-os com as possíveis análises estatísticas apropriadas para os diversos tipos de dados que possam ser encontrados em problemas reais de investigação.
(5) Fomentar o domínio do software IBM SPSS Statistics para a construção de uma base de dados, para a respetiva análise estatística e interpretação contextualizada no problema de partida.
(6) Conhecer regras básicas de organização de um relato científico, tendo em vista a redação de um artigo ou de uma tese.

Condições de Acesso e Ingresso

•Estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação de diferentes áreas científicas.
•Conhecimentos de Inglês ao nível B1 na competência de compreensão escrita (para leitura de bibliografia e de resultados do software utilizado). Cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr.
Será dada preferência a candidatos a preparar teses ou dissertações que envolvam projetos de investigação. A frequência do programa deve ser comprovada através de declaração da respetiva instituição. É ainda condição preferencial a frequência anterior comprovada de unidade(s) curriculare(s) ligadas à metodologia de investigação científica.
Será também solicitada a cada candidato uma carta de motivação.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Regime de Estudo

Ensino a Distância

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

0-20 valores
Este curso terá diferentes momentos de avaliação, sendo que para aprovação no mesmo cada aluno deverá ter pelo menos 10 valores como classificação final (somatório das diferentes classificações parciais). Recorrer-se-á a dois momentos de avaliação individuais, um no final do Módulo 3, que valerá 30% e outro no final do último módulo, que valerá 45%. Estas atividades valerão 75% da avaliação final. Os restantes 25% da avaliação serão baseados na realização de atividades em cada um dos restantes sete módulos do curso.
Nos casos em que os alunos não consigam obter nota positiva em cada um dos dois momentos obrigatórios de avaliação, poderão ainda dispor de um “período de recuperação”, durante o qual terão de fazer nova avaliação, com uma penalização de 10% em cada caso, em relação à ponderação inicialmente prevista.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Espera-se que no final do curso cada formando/a:
- Conceba e planifique uma investigação científica de natureza quantitativa.
- Leia e analise, de forma crítica, a informação científica publicada em diversas fontes.
- Tome decisões metodológicas corretas e fundamentadas, no decurso de um projeto de investigação científica.
- Determine e realize os testes estatísticos mais adequados, em função da natureza dos dados recolhidos, interpretando e contextualizando os resultados obtidos.
- Organize corretamente um relatório científico, quer do ponto de vista formal, quer no que diz respeito aos conteúdos apresentados.

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de Agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)

Plano de Estudos

Metodologia Quantitativa de Investigação Científica

Ano lectivo
2017-2018

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 3 Trimestre(s)

Créditos ECTS: 3.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Ligações