a carregar...

Curso de Especialização em Eficiência Acústica e Energética dos Edifícios

Departamento de Engenharia Civil

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Semestre(s)

Créditos ECTS

24.0

Objetivos Gerais do Curso
O curso proposto é vocacionado para a transmissão de conhecimentos avançados no domínio do desempenho acústico e térmico-energético de edifícios novos e de edifícios existentes. Para além de apresentar uma componente importante na área do desempenho acústico e térmico/energético, este curso procura introduzir também uma perspetiva sobre a reabilitação acústica e energética do edificado construído, assim como uma visão global sobre as preocupações com a adoção de soluções que contribuam para uma construção mais sustentável. Pretende-se, com este curso, dotar os alunos de conhecimentos fundamentais nos tópicos identificados, que sejam úteis do ponto de vista da aplicação prática e que constituam uma mais-valia significativa em relação ao que tradicionalmente é lecionado em cursos de mestrado integrado mais generalistas. Pretende-se ainda transmitir aos técnicos que atuam na área dos edifícios conhecimentos avançados que lhes permitam a tomada de decisões perante problemas práticos de forma informada e dispondo de conhecimentos atualizados.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Pretende-se que no final deste de curso de especialização o aluno tenha adquirido conhecimentos avançados nas áreas da acústica e comportamento térmico/energético dos edifícios que lhe possibilitem:
- Compreender os fenómenos físicos relevantes num edifício;
- Compreender a importância das temáticas em edifícios novos e na reabilitação de edifícios;
- Compreender a relevância do desempenho acústico e energético para a sustentabilidade na construção;
- Analisar e propor soluções para problemas práticos nas áreas abrangidas.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral, presencial e diurno
Condições de Acesso e Ingresso

(i) titulares de cursos primeiro ciclo (licenciatura) ou equivalente em Engenharia Civil ou afim; (ii) detentores de currículo escolar, científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela coordenação do curso como atestando capacidade para a realização do mesmo.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
n/a
Enquadramento Legal da Qualificação
Regulamento n.º 339/2012, publicado no Diário da República n.º 152, 2.ª série, de 7 de Agosto (Regulamento de Criação e Funcionamento de Cursos não Conferentes de Grau na Universidade de Coimbra)
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação final será um valor de 0 a 20 correspondente à média ponderada das classificações de todas as unidades curriculares.
Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018