a carregar...

Curso de Especialização Avançada em Tecnologias de Valorização da Biomassa Vegetal

Departamento de Engenharia Química

abrir site outros cursos
Ano lectivo

2017-2018

Tipo de Curso

Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída

Diploma/Certificado

Duração

1 Ano(s)

Créditos ECTS

36.0

Objetivos Gerais do Curso
O curso visa a formação de profissionais especializados na área das Biorrefinarias pelo que deverão demonstrar as suas competências na valorização integrada da biomassa de origem agro-florestal com vista à obtenção de produtos químicos, materiais combustíveis e energia. Esta abordagem leva à adopção de estratégias de fabricação de multi-produtos, pelo que é fundamental ter recursos humanos com competências nesta área.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
- Ter o conhecimento profundo da constituição química da biomassa (consoante a sua origem);
- Conhecer as tecnologias mais usuais para o fracionamento/extracção e separação dos componentes da biomassa, consoante a complexidade e especificidade de cada matéria-prima;
- Conhecer as principais plataformas tecnológicas para a conversão da biomassa num porte-folio de produtos (conversão biológica ou tratamento térmico).
- Capacidade para promover o progresso tecnológico em contexto profissional.
Regime de Estudo
Regime de tempo integral, diurno e presencial
Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do grau de Mestre em Engenharia Química ou numa área científica afim; b) titulares de um grau de licenciado em Engenharia Química ou numa área científica afim, com um número de unidades curriculares equivalente a 300 ECTS (5 anos); c) detentores de currículo escolar, científico ou profissional relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do curso, pela Coordenação do Curso.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
É possível serem creditadas unidades curriculares do Programa Doutoral em Biorrefinarias (à exceção do Projeto de Tese).
Enquadramento Legal da Qualificação
Alínea d) do artigo 39.º do DL n.º 74/2006 na sua redação atual, e concretamente os regulamentos específicos das duas universidades
Regras de Avaliação e Classificação
A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Consideram-se aprovados no curso os estudantes que completem 36 ECTS, dos quais 18 correspondem a 3 unidades curriculares obrigatórias e 18 a unidades curriculares opcionais. A classificação final do curso é traduzida pela média das unidades curriculares pesada pelo número de ECTS: soma das classificações individuais multiplicada pelo número de ECTS, dividido pelo número total de ECTS do curso.
Plano de Estudos
Avisos de Abertura
Calendário
1º Semestre
Data de início: 11-09-2017
Data de fim: 21-12-2017
2º Semestre
Data de início: 05-02-2018
Data de fim: 30-05-2018